Se você quer saber quanto tempo de cadastro é preciso para receber o PIS, então está no lugar certo! Isso porque, hoje nós vamos passar todas as informações necessárias para que você saiba tudo o que precisa sobre esse benefício trabalhista.
Portanto, não deixe de acompanhar a leitura até o final!
Quanto tempo de cadastro preciso para receber o PIS?
Conforme todos já devem saber, o Programa de Integração Social (PIS) é um benefício que destina-se aos trabalhadores que atendem a determinados critérios que o Governo estabelece.
Dessa forma, para receber o PIS, é necessário cumprir alguns requisitos, o que inclui o tempo de cadastro. No entanto, muitos trabalhadores ainda se fazem a seguinte pergunta: quanto tempo de trabalho preciso para receber o PIS?
Contudo, para responder a essa pergunta, é necessário se aprofundar um pouco mais nos critérios do benefício.
Assim sendo, para ter direito ao PIS, o trabalhador precisa estar cadastrado no programa por, no mínimo, cinco anos. Ademais, o Governo contabiliza esse período é a partir da data do primeiro registro na carteira.
Como se cadastrar no PIS?
O PIS é um programa que visa integrar o trabalhador ao desenvolvimento da empresa, proporcionando uma série de benefícios financeiros. Desse modo, para se cadastrar no PIS, bem como mencionado acima, é necessário ter carteira de trabalho registrada.
Além disso, o cadastro no programa é feito de forma automática pela empresa, que insere o trabalhador no PIS assim que ele é admitido.
Como funciona o calendário de pagamento do PIS?
Apesar de ser necessário ter cinco anos de cadastro no PIS, o Governo realiza o pagamento do benefício anualmente, de acordo com um calendário que a Caixa Econômica Federal (CEF) estabelece.
Assim sendo, esse calendário varia de acordo com o mês de nascimento do trabalhador e é divulgado previamente, permitindo que as pessoas saibam quando poderão realizar o saque do valor.
Além disso, os trabalhadores recebem o PIS referente ao ano anterior ao pagamento. Entretanto, desde 2020 o Governo está disponibilizando os valores com um ano de atraso. Sendo assim, em 2023, os trabalhadores receberam o PIS referente a 2021.
Outros critérios além do tempo de cadastro
Ademais, além do tempo de cadastro, também existem outros critérios que o trabalhador precisa cumprir para ter direito ao PIS. São eles:
- Trabalhar pelo menos 30 dias com a carteira assinada no ano-calendário (período de referência para o cálculo do benefício) e;
- Receber até 2 salários mínimos.
Como receber o PIS?
Por fim, para receber o PIS, é necessário ter uma conta na Caixa. Isso porque, o Governo realiza o pagamento de forma automática na conta do trabalhador conforme o calendário. No entanto, caso o trabalhador não possua uma conta na Caixa, é possível realizar o saque do benefício em uma das agências do banco.
Além disso, é importante lembrar que o PIS não é cumulativo, ou seja, se o trabalhador não realizar o saque dentro do prazo, perderá o direito ao benefício.
Agora que você já sabe quanto tempo de cadastro precisa ter para receber o PIS, deixe-nos um comentário com a sua opinião sobre esse tema!