Pelo menos 20 pessoas morreram devido à tempestade de neve que atingiu vários estados dos Estados Unidos nos últimos três dias. A forte onda de frio afetou grande parte da costa leste do país e chegou até os estados do centro e sul, como o Texas. Várias pessoas morreram como resultado de acidentes rodoviários em estradas congeladas e outros devido ao envenenamento por monóxido de carbono, provocado possivelmente por vazamento de aquecedores.
Na última terça-feira (16), nos estados do leste, cerca de 250 mil pessoas ficaram sem eletricidade. Além disso, outros 200 mil americanos tiveram problemas com o serviço de eletricidade em Oregon, no noroeste dos Estados Unidos, onde ocorreu outra tempestade de neve.
Também ocorreram cortes de eletricidade devido ao congelamento nos estados de Nebraska e Oklahoma, ambos no centro dos EUA. No Texas, a interrupção no fornecimento de energia afetou mais de 2 milhões de pessoas, conforme a imprensa local.
Em Chicago, uma nevasca de quase meio metro fez com que as autoridades locais fechassem as escolas, enquanto na Carolina do Norte, que também fica na costa atlântica, ocorreu um tornado que causou vários danos. No norte de Minnesota, não muito longe do Canadá, foram registradas temperaturas de -39°C, enquanto em Sioux Falls, Dakota do Sul, cerca de 250 quilômetros a sudoeste de Minneapolis, a temperatura caiu para -26°C.
Mais de 2.700 voos em todo o país foram cancelados até o meio-dia de terça-feira, mais da metade deles partindo ou chegando aos aeroportos de Dallas e Houston, no Texas.
Tempestade de neve no México
A intensa tempestade de neve também atingiu o norte de México, onde 4,7 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade. Dutos congelados e uma redução nas entregas de gás natural do Texas afetaram pelo menos sete estados do México.
O governo mexicano prometeu usar energia de outras fontes para ajudar a cobrir o déficit e disse que a recente alta nos preços do gás natural causada pela crise aumentaria os custos. No entanto, as tarifas de eletricidade dos usuários não devem ser alteradas. Para compensar a falta, dois carregamentos de gás natural devem chegar de navio nos próximos dias.
Leia mais: Holanda faz alerta a quem brinca em canais cobertos de gelo após tempestade de neve