O mês de novembro chegou daquele jeito! Depois do temporal em São Paulo, as ondas fortes que invadiram a orla do Rio de Janeiro, agora temos um novo evento.
Ventos fortes causaram uma verdadeira “tempestade de areia” em Manaus, na tarde deste domingo (5). A saber, vídeos feitos por moradores mostram a poeira voando sobre a cidade e invadindo os imóveis.
Aliás, a “tempestade de areia” foi vista em bairros das zonas Oeste e Centro-Sul. Aliada à fumaça das queimadas, que paira sobre Manaus há uma semana, a poeira encobriu prédios, e prejudicou a visibilidade.
Esse é mais um fenômeno natural que atinge Manaus.
Além da seca histórica, a cidade tem sido encoberta por uma fumaça que vem das queimadas em vários pontos do Norte do Brasil.
Tempestade de areia em Manaus assusta moradores pic.twitter.com/c8A8ciDE9o
— brasil123 (@portalbrasil123) November 6, 2023
OFICIAL! NOVO AUXÍLIO de R$ 2.640! Descubra quem leva a grana
Tempestade de areia
Ainda não se tem informações detalhadas sobre a velocidade dos ventos que atingiram a capital.
Ainda mais, nenhuma autoridade confirmou a origem da poeira, mas moradores da Ponta Negra, na Zona Oeste, disseram que a areia é proveniente de obras que estão em andamento no bairro.
Procurada, a Defesa Civil de Manaus afirmou que nenhuma ocorrência foi registrada, até o momento.
Confira ainda: Pente fino do Bolsa Família: Governo apresenta NOVIDADE na fiscalização para evitar fraudes
Situação na região
Cabe mencionar que o estado do Amazonas teve o outubro com maior registro de queimadas desde o início das medições em 1998, segundo dados do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais.
Aliás, muitos focos ocorreram ao redor de Manaus, cobrindo a cidade de fumaça densa por vários dias.
Além disso, nos últimos seis meses, a chuva tem sido escassa na região. Só em Manaus, nos últimos cinco meses, o volume mensal não alcançou sequer 100 mm em nenhum mês, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.
Em maio, o total mensal foi de 132,4 mm, em junho acumulou 48,4 mm, em julho 69,8 mm, em agosto 18 mm, em setembro 42,8 mm e em outubro 90,2 mm.
Antes, em novembro, a cidade ainda não havia registrado chuva. Tempestades de areia são mais comuns em regiões de clima árido e isso torna a tempestade deste domingo na região ainda mais impressionante.
Por outro lado, não chega a ser raro ocorrer no Brasil já que inverno de 2021 o país já havia sido atingido por este tipo de tempestade em vários estados do Centro-Oeste e do Sudeste, como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
Leia também: Enem será CANCELADO após VAZAMENTO de provas? Veja o que diz o Ministro da Educação