Todo trabalhador de carteira assinada sabe: para ter acesso aos valores disponíveis no Fundo de Garantia do tempo de Serviço (FGTS), é necessário se enquadrar em alguma das modalidades disponíveis. Do contrário, o dinheiro fica parado na conta, somente recebendo depósitos. Agora, será que há um novo saque em vista?
Se você ficou curioso com a possibilidade de poder ter acesso a mais um pagamento do fundo neste ano, entenda como ele funcionava e saiba em quais situações é possível ter acesso aos valores.
Governo vai autorizar o saque-extraordinário do FGTS novamente?
No ano passado, o governo anterior, comandado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), decidiu liberar aos trabalhadores o acesso ao chamado saque-extraordinário do FGTS. Na época, aqueles que tinham valores disponíveis poderiam ter acesso a uma parcela única de R$ 1 mil de forma excepcional.
O objetivo principal da modalidade era atenuar as consequências da COVID-19, que assolou a economia do país e, consequentemente, prejudicou o poder de compra da população. Dessa forma, os brasileiros teriam acesso a um valor suficiente para fazer com que a economia voltasse a girar.
Para ter direito ao saque-extraordinário, o brasileiro deveria possuir o valor disponível no FGTS. A solicitação ocorria em uma agência da Caixa ou então pelo aplicativo, caindo direto em uma das contas vinculadas informadas pelo solicitante. Em diversos casos, aliás, o dinheiro foi creditado automaticamente nas contas.
Apesar disso, era escolha do cidadão ter acesso ou não à quantia. Dessa forma, se não houvesse movimentação, o dinheiro voltaria à conta do FGTS e só poderia ser sacado mediante alguma outra modalidade. Ao todo, cerca de 32 milhões de indivíduos optaram por sacar os valores, na época.
Apesar da esperança do pagamento se repetir, em 2023 não deve haver outra liberação do saque-extraordinário, já que o país não está enfrentando grandes consequências financeiras. Como a opção não foi votada pela Câmara, na época, a modalidade acabou perdendo validade, também.
Em quais momentos é possível sacar o benefício?
Por fim, os trabalhadores podem ter acesso ao FGTS de diversas maneiras. Veja abaixo quais são elas e fique atento se você pode receber através de alguma:
- Quando o empregador morre;
- Quando a empresa vem à falência;
- Saque-extraordinário;
- Saque-aniversário;
- Saque-rescisão;
- Ao completar a idade de 70 anos;
- Depois de se aposentar;
- Em caso de desastres naturais;
- Quando o contrato determinado chega ao fim;
- Ao fazer um acordo de demissão;
- Quando o trabalhador ou então um de seus dependentes está com doenças graves;
- Quando o trabalhador ou então um de seus dependentes está em estágio terminal;
- Quando o trabalhador fica por mais de três anos sem trabalhar com a carteira assinada.