Estamos quase chegando ao penúltimo mês de 2023. É isso mesmo! O ano passou muito rápido, não é? Então, no meio de toda essa correria, os trabalhadores estão sempre à espera de um feriado para ter um descanso merecido, aquela pausa tão necessária para repor as energias.
Sendo assim, por aqui vamos te dar detalhes sobre quais são os próximos feriados.
Boa leitura!
INCRÍVEL! Prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 60 MILHÕES! Veja quando será o sorteio
Feriado em novembro de 2023
A saber, o mês de novembro tem dois feriados oficiais. São eles, o Dia de Finados (2) e a data da Proclamação da República (15).
Ainda mais, pode entrar nessa lista o Dia da Consciência Negra (20), que é feriado em alguns estados e municípios, mas não no país todo.
Dia de Finados – 2 de novembro
O Dia de Finados, celebrado sempre em 2 de novembro, é a data que a Igreja Católica dedica aos mortos e às suas almas. A data é um feriado nacional e remete ao luto, à saudade e à homenagem aos mortos.
Neste ano, o Dia de Finados cai em uma quinta-feira, e provavelmente a sexta-feira (3) deve ser ponto facultativo em âmbito estadual e municipal.
Proclamação da República – 15 de novembro
Em 15 de novembro de 1889, houve o golpe de Estado político-militar que instaurou a forma de república presidencialista de governo no Brasil, encerrando a monarquia constitucional parlamentarista do Império.
Por causa disso, todo ano o dia 15 de novembro é feriado nacional de Proclamação da República.
Em 2023, o feriado cai em uma quarta-feira e, portanto, não há previsão de ponto facultativo nos dias anteriores ou posteriores, sendo um feriado pontual.
Dia da Consciência Negra – 20 de novembro
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro, simbolizando a resistência e a reflexão sobre a importância da ancestralidade dos povos africanos no Brasil, por meio da homenagem do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi.
Entretanto, a data não é um feriado nacional. A saber, um projeto de lei proposto em 2017 visa transformar a data em feriado. Ele foi aprovado no Senado em setembro de 2021, mas ainda aguarda ser apreciado pela Câmara dos Deputados.
No entanto, a data é considerada feriado estadual em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo; e feriado municipal em mais de mil cidades.
Veja ainda: Milhões de famílias têm desconto na conta de luz; veja se pode ser um deles