Fotos de visualização única no WhatsApp são imagens que desaparecem depois que a pessoa as vê pela primeira vez. Essas imagens, que podem ser enviadas no WhatsApp para Android e iPhone (iOS), desaparecem quando a pessoa fecha a imagem, ou seja, não ficam armazenadas na galeria do telefone.
Além disso, não é possível salvar, marcar como favorita ou compartilhar essa imagem. Essa função foi criada para oferecer mais privacidade aos usuários do WhatsApp, mas ainda gera muitas dúvidas sobre se é possível salvar essas fotos.
Como funciona essa função de visualização única?
O WhatsApp tem uma função de visualização única que dá mais privacidade aos usuários. Dessa forma, quando você envia uma foto ou vídeo assim, a pessoa pode ver apenas uma vez, e depois eles desaparecem, não ficando na galeria ou podendo ser compartilhados ou marcados como favoritos. Só é possível saber se a pessoa viu usando as confirmações de leitura. Para enviar, basta selecionar a foto ou vídeo, tocar no ícone “1” e enviar.
Veja também: WhatsApp vai parar nestes celulares em outubro; confira a lista atualizada
É possível salvar foto de visualização única no WhatsApp?
É importante ressaltar que não dá para salvar as fotos e vídeos do WhatsApp que foram enviados como visualização única. Isso é feito para manter a privacidade, impedindo o download, captura de tela ou gravação da tela. Mesmo tentando, só se consegue registros pretos indicando o bloqueio.
Mas lembre-se, compartilhe esse tipo de conteúdo apenas com pessoas confiáveis, pois ainda é possível salvar tirando uma foto com outro dispositivo.
Apps que prometem salvar a foto de visualização única são confiáveis?
Há aplicativos que prometem capturar prints de conteúdos de visualização única no WhatsApp, mas são arriscados. Esses apps, chamados de APKS, podem ser instalados em celulares para acessar recursos não disponíveis no WhatsApp.
No entanto, não são confiáveis e podem ser ilegais, infringindo direitos autorais e resultando em multas ou processos legais para quem os utiliza.
Além disso, esses APKS podem conter vírus ou programas maliciosos, prejudicando o funcionamento do celular e colocando em risco os dados do usuário. Portanto, é melhor evitá-los.
Veja também: CUIDADO: Não desative ESTA função do WhatsApp!
Novidades do WhatsApp
Como criar um canal?
O WhatsApp lançou uma novidade chamada Canais, facilitando o acesso dos usuários a atualizações de organizações, artistas e influenciadores. É uma forma de comunicação rápida, parecida com o Telegram, mas sem a opção de comentar.
Os canais ficam separados das mensagens normais, tendo sua própria aba chamada “Atualizações”. Sendo assim, a ideia é proporcionar uma interação direta e imediata entre os donos dos canais e os usuários.
A seguir, confira os passos para criar um canal no WhatsApp:
- Abra o WhatsApp no seu celular (iOS e Android) e vá para a aba “Atualizações”.
- Clique no ícone “+” e escolha a opção “Novo Canal”.
- Em seguida, clique em “Começar” e siga as instruções que aparecem na tela.
- Por fim, escolha um nome para o canal e finalize a criação.
Função de eventos em grupos está sendo preparada
O WhatsApp está criando uma nova função que permite agendar eventos em grupos, semelhante ao que o Facebook já tem. Isso vai permitir incluir informações como data, horário, localização e até uma chamada de vídeo agendada, algo que também está sendo testado no aplicativo.
Ademais, a descoberta foi feita na versão Beta 2.23.21.12 do WhatsApp para Android, conforme informado pelo WABetaInfo. O ícone para criar eventos seria inserido no menu de anexos, que poderá ter um novo visual em breve. No entanto, ainda não sabemos como o convite apareceria na lista de mensagens.
Veja também: NOVO RECURSO do WhatsApp CHEGOU; confira qual é