Mudar auxílio-doença para aposentadoria é o desejo de praticamente todas as pessoas que sofrem com malefícios graves. Nesse sentido, é importante obter todas as informações sobre os dois benefícios para descobrir se tem como mudar o auxílio-doença para aposentadoria.
Pensando nisso, reunimos alguns dos principais dados sobre esse assunto para te passar. Assim, você poderá se é possível fazer a transição entre os dois benefícios e, se sim, como efetuar essa troca.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Tem como mudar o auxílio-doença para aposentadoria?
Conforme todos já devem saber, o auxílio-doença é um benefício que o INSS concede aos trabalhadores que ficam temporariamente incapacitados de exercerem suas atividades laborais devido a doenças ou acidentes.
No entanto, muitas pessoas questionam se é possível transformar esse auxílio em aposentadoria permanente. Para assim, garantir uma renda estável e prolongada.
A resposta para essa pergunta é sim. No entanto, mudar o auxílio-doença para aposentadoria não é uma tarefa simples, e só é possível em determinadas situações.
O que é o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez?
Para saber como mudar o auxílio doença para aposentadoria, primeiramente, é necessário conhecer o conceito dos dois benefícios.
Assim sendo, o auxílio-doença trata-se de um benefício que destina-se aos segurados do INSS que comprovem a incapacidade temporária para o trabalho.
Ademais, a aposentadoria por invalidez destina-se aos trabalhadores que apresentam incapacidade total e permanente para qualquer tipo de atividade laboral.
Portanto, a primeira distinção a ser feita é que o auxílio-doença é um benefício temporário, enquanto a aposentadoria por invalidez é um benefício permanente.
Como mudar o auxílio-doença para aposentadoria?
Existem alguns caminhos para transformar o auxílio-acidente em aposentadoria. Dessa forma, o primeiro deles é possuir uma doença que incapacite totalmente e permanentemente para o trabalho.
Além disso, o segurado ainda pode usar outros meios, tais como:
1.Programa de Reabilitação Profissional do INSS
Uma das maneiras de transformar o auxílio-doença em aposentadoria é por meio do Programa de Reabilitação Profissional do INSS. Isso porque, esse programa busca capacitar os beneficiários para a volta ao mercado de trabalho, oferecendo cursos, treinamentos e acompanhamento especializado.
Dessa forma, caso o programa constate que a reabilitação profissional é inviável, o segurado poderá requerer a conversão do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez.
2. Perícia médica e processo de revisão
Ademais, todo beneficiário do auxílio-doença passa por perícia médica periodicamente, a fim de verificar a evolução do quadro clínico e a possibilidade de retorno ao trabalho.
Sendo assim, caso a perícia conclua pela permanência da incapacidade, é possível solicitar a mudança para a aposentadoria por invalidez.
3. Assessoria jurídica e recurso administrativo
Por fim, em alguns casos, a solicitação de mudança do auxílio-doença para aposentadoria pode ser negada pelo INSS. Nesses casos, é possível buscar assessoria jurídica especializada para realizar o recurso administrativo.
Para isso, é necessário a ajuda de um profissional experiente para aumentar as chances de sucesso no processo.
Agora que você já sabe se tem como mudar auxílio-doença para aposentadoria, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse tema!