Se preparar para se aposentar no INSS é muito importante, especialmente para quem está perto de atingir a idade mínima, que atualmente é de 62 anos para mulheres e 65 para homens. No entanto, é importante que os segurados tenham em mente que é necessário fazer uma preparação prévia, a fim de conseguir a melhor versão do benefício.
Assim sendo, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para que você, que tem 55 anos de idade saiba quais os passos para se preparar para a tão sonhada aposentadoria.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
Tem 55 anos? Veja como se preparar para se aposentar no INSS
A aposentadoria é um dos benefícios previdenciários mais importantes no Brasil, visto que assegura uma renda mensal para os trabalhadores que não tem mais condições de trabalhar, devido sua idade.
Contudo, para que tudo ocorra de forma tranquila e sem surpresas desagradáveis, é importante se preparar adequadamente.
Dessa maneira, se você tem 55 anos e busca orientações de como fazer um bom planejamento da aposentadoria, então está no lugar certo, pois separamos algumas dicas infalíveis de como se preparar para se aposentar no INSS. Confira:
1. Conheça as regras atuais
Primeiramente, antes de iniciar o processo de preparação para a aposentadoria, é fundamental conhecer as regras atuais do INSS. As regras podem variar dependendo do tipo de aposentadoria que você deseja solicitar, seja por idade, por tempo de contribuição ou por invalidez.
Além disso, a tabela de idade mínima e o tempo de contribuição necessários são atualizadas regularmente, portanto, certifique-se de obter informações atualizadas diretamente no site do instituto ou procurando orientação junto a um especialista.
2. Faça um levantamento dos seus vínculos trabalhistas e contribuições
Além disso, é importante fazer um levantamento de todos os seus vínculos trabalhistas ao longo da sua trajetória profissional, bem como das suas contribuições para o INSS.
Assim sendo, reúna documentos, como:
- Carteira de trabalho;
- Holerites e;
- Comprovantes de pagamento da contribuição.
Isso garantirá que todas as suas contribuições sejam consideradas no cálculo do benefício.
3. Verifique se há períodos não contabilizados e faça a regularização
Durante o levantamento dos seus vínculos trabalhistas, pode ser que você identifique períodos em que não houve o registro de contribuições ou que não foram computados corretamente pelo INSS.
Dessa forma, é importante solicitar a regularização, apresentando a documentação necessária para comprovar a sua atividade durante esses períodos. Isso evitará que você tenha algum prejuízo no valor final do benefício.
4. Conheça as possibilidades de antecipação da aposentadoria
Por fim, embora a idade mínima seja de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens, é possível solicitar a antecipação da aposentadoria. Existem algumas situações especiais que permitem essa antecipação, como a aposentadoria por tempo de contribuição, que exige 35 anos para homens e 30 anos para mulheres. Sendo assim, verifique se você se encaixa em alguma dessas situações para antecipar a sua aposentadoria.
Agora que você já sabe como se preparar para se aposentar no INSS, siga as orientações para obter o benefício sem problemas!