Telemedicina no INSS é uma grande novidade para os segurados da Previdência Social! Nesta semana os representantes do Governo Federal confirmaram a implementação desta nova modalidade de consultas para os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida, é claro, tem o objetivo de deixar a vida dos segurados bem mais prática.
Por isso, a notícia é muito repercutida em veículos de mídia e compartilhada nas redes sociais. Em todo o Brasil, aposentados e pensionistas já comemoram a atualização. Mas, a implementação da telemedicina no INSS também causa muitas dúvidas! Afinal de contas, como a novidade impactará, em termos práticos, a rotina dos beneficiários? Explicamos tudo que você precisa saber sobre o assunto abaixo; veja!
Conheça o benefício do INSS
Você sabia que, atualmente, cerca de 37 milhões de brasileiros recebem os pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social todos os meses?
A maior parte destes beneficiários, desde já, é formada por aposentados. No entanto, a lista de benefícios do INSS vai muito além das conhecidas aposentadorias e pensões. Abaixo, você pode conferir o rol atualizado:
- Aposentadoria (por idade, tempo de contribuição e regra de pontos);
- Pensão por morte (urbana e rural);
- Auxílio-reclusão;
- Auxílio-inclusão à pessoa com deficiência;
- Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS);
- Benefício assistencial ao idoso;
- Salário-maternidade urbano;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença;
- Auxílio-doença da aeronauta gestante;
- Benefício assistencial ao trabalhador portuário avulso
- Pensão especial da síndrome da Talidomida;
- Pensão especial por hanseníase
- Pensão especial destinada a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus;
- Salário família;
- Seguro defeso para pescadores artesanais.
Governo anuncia telemedicina para as perícias
durante um papo com a imprensa, os representantes do Governo Federal anunciaram a implementação da telemedicina para as perícias médicas do INSS. Muito comemorada por aposentados e pensionistas, a medida deve agilizar a liberação de alguns dos mais importantes benefícios da autarquia.
A novidade foi confirmada por Carlos Lupi, o ministro da Previdência Social. Segundo ele, um dos principais objetivos da novidade é garantir que a concessão dos benefícios do INSS aconteça de forma mais prática e simplificada.
“A nossa intenção é que nós tenhamos isso aperfeiçoado para colocar à disposição da sociedade brasileira. A ideia da telemedicina é programar e organizar para funcionar de uma maneira mais eficiente”, comentou o ministro.
Nesse sentido, o principal efeito da novidade deve ser a diminuição da extensa fila de espera para a liberação dos benefícios do INSS. Atualmente, em alguns casos, os (potenciais) beneficiários são obrigados a ficar mais de um ano aguardando a concessão dos pagamentos.