Na última segunda-feira (10), o Banco do Nordeste lançou junto com o AgroamigoNet, uma nova estratégia para financiamentos de kits de conectividades para área rural. A idela é que a tecnologia para aproximação, impulsione ainda mais a inclusão digital entre os agricultores e familiares que vivem em regiões afastadas da cidade. Com isso, o WhatsApp Agroamigo também se juntou para criar uma padronização de solução, qualificando ainda mais os atendimentos aos produtores rurais de forma remota.
Os kits criados para conectividade rural serão usados através e um roteador ou antena, com equipamentos e cabos de informática, como computadores e tablets por exemplo. Tendo como principais beneficiários os agricultores e seus familiares, para que possam usufruir da Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
A tecnologia que une
A ideia do Banco do Nordeste é incentivar que o Censo Agropecuário, que nos últimos registros marcaram o número de cerca de 72% das pessoas em áreas rurais não possuíam qualquer tipo de conexão, sendo deste total 50% da região nordeste, para financiar a tecnologia para aproximação dos agricultores.
Muitos projetos já foram montados com este intuito, tendo como finalidade principal a conectividade rural, mas isso quase sempre exige muitos equipamentos, acesso a infraestrutura de conexão, internet e nem sempre as linhas de crédito permitem que os projetos sejam continuados. Por esse motivo, a nova estratégia do programa, é inserir os agricultores nos meios digitais e possibilitar a capacitação via EAD.
Leia mais: Aprovado! Câmara concede benefício a pequenos agricultores
Para isso, novos recursos em tecnologia devem ser usados, para comercializar canais, e montar plataformas digitais, inclusive de marketing, para facilitar o acesso de crédito com produtos e serviços financeiros, para ferramentas que serão disponibilizadas pelo BNB. Essas ferramentas irão aumentar a competitividade dentro do meio rural. Ao que tudo indica, as micro finanças e a Agricultura familiar e o agroamigoNet, vai melhorar e resolver algumas dificuldades que o produtor rural possui para com o acesso à internet.