Neste sábado, a candidata do MDB à presidência, a senadora Simone Tebet (MS), encerrou sua campanha ao posto de chefe de executivo no estado de São Paulo, em um evento organizado por aliados do prefeito Ricardo Nunes (MDB). O governador Rodrigo Garcia (PSDB) estava cotado para ir ao evento, contudo, não compareceu.
De acordo com a assessoria de campanha do governador Rodrigo Garcia, o mesmo tinha uma ação de campanha no mesmo horário e, além disso, não havia sido convocado para o ato. Por outro lado, a assessoria de Tebet disse que foi informada pela campanha de Garcia de que o candidato estaria presente, bem como o prefeito Ricardo Nunes e o candidato ao Senado, Edson Aparecido (MDB).
Embora Simone Tebet tenha como vice a senadora tucana Mara Gabrilli (SP), o governador Rodrigo Garcia participou a menos de 4 agendas ao lado de Tebet durante este período de campanha. Uma destas agendas foi a visita ao Centro de Tradições Nordestinas (CTN), na zona norte de São Paulo, bem como nos lançamentos das candidaturas de Baleia Rossi e José Serra, em Ribeirão Preto e na capital paulista, respectivamente.
Tebet comemora baixa rejeição
A senadora Simone Tebet concedeu uma rápida entrevista antes de subir ao palco, comemorando o seu desempenho na disputa eleitoral. Ela evitou falar sobre quem vai apoiar no 2º turno das eleições presidenciais.
“Saí de 70% de desconhecimento para 70% de conhecimento, o que não é pouca coisa em apenas 45 dias de campanha. É algo inédito. Saí de uma rejeição maior para a menor rejeição entre todos os candidatos”, disse a candidata emedebista à presidência da República.
“As pessoas começaram a perceber que existem alternativas a esse discurso de ódio, a essa polarização que está fazendo tão mal ao Brasil”, afirmou a candidata, ao criticar a polarização que ocorreu no debate realizado na Rede Globo na última quinta-feira (29) entre os candidatos Lula e Bolsonaro.
Quando Simone Tebet foi questionada sobre apoio em um eventual 2º turno das eleições presidenciais, preferiu desconversar sobre o assunto: “Não sei onde estarei daqui a duas horas”, afirmou a senadora. Após o ato de hoje, que foi anunciado como o “grande evento de encerramento”. Tebet viajou para o Mato Grosso do Sul, onde irá votar pela manhã. Após isso, voará para Ribeirão Preto, onde acompanhará o voto do presidente do MDB, deputado Baleia Rossi.
Segundo turno para presidente em dúvida
Atualmente, Simone Tebet se encontra em quarto lugar na corrida presidencial. Em pesquisa publicada pelo Ipespe/Abrapel neste sábado, indica que o ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva se encontra em 1º lugar, com 49% dos votos válidos, seguido por Jair Bolsonaro, com 35%, Ciro Gomes, com 8% e Tebet com 7%.
Ao considerar a margem de erro, que é de 3 pontos percentuais, não é possível afirmar que teremos um 2º turno das eleições presidenciais, existindo alguma probabilidade de amanhã o novo presidente da República ser definido. Contudo, caso haja 2º turno, a pesquisa Ipespe aponta que o candidato Luiz Inácio Lula da Silva teria 59% dos votos válidos, contra 41% de Jair Bolsonaro.