O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é considerado um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que surge na infância e, com frequência, fica com a pessoa por toda a sua vida. o TDAH se caracteriza pela tríade de desatenção, inquietude e impulsividade.
Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ocorre em 3 a 5% das crianças, em vários lugares diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.DAH.
Na escola, o transtorno, em se falando da desatenção, prejudica o desempenho em:
- criança erra nas atividades por descuido;
- parece não ouvir quando é chamada;
- dificuldade em organizar pertences e atividades;
- não consegue direcionar a atenção na aula;
- perde materiais e objetos pessoais.
O TDAH com predomínio em hiperatividade ou impulsividade traz prejuízos em:
- relacionamento com os amigos;
- criança se movimenta constantemente;
- não consegue ficar no lugar;
- apresenta movimentos com o corpo que pode se machucar e machucar os amigos;
- dificuldade em esperar sua vez.
É preciso que o aluno seja monitorado com frequência pelo pedagogo para que interaja da melhor maneira possível com os colegas de classe e consiga se organizar para a realização das atividades escolares.
Em casos de comportamento que prejudica o próprio desenvolvimento e o de pessoas em seu convívio, se faz necessário o acompanhamento de equipe multidisciplinar para ajustar o comportamento.
Em outros casos, é preciso fazer uso de medicamentos, receitado por especialistas como o Neurologista infantil, Neuropediatra ou Psiquiatra infantil, para o ajuste de atenção e de regulação comportamental.
E qualquer dúvida, a família poderá consultar um farmacêutico que ajudará em suas dúvidas sobre o uso do medicamento.
Gostou do artigo? Deixe o seu comentário