A Tarifa Social é um programa que concede descontos de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda. Assim sendo, no estado do Rio de Janeiro, cerca de 600 mil famílias de 31 municípios têm direito a se cadastrar no programa, de acordo com a concessionária de energia Light. No entanto, muitas ainda não utilizam esse benefício.
Pensando nisso, reunimos algumas das principais informações sobre esse assunto para te passar.
Acompanhe a leitura até o final e confira!
O que é a tarifa social?
Conforme já mencionado anteriormente, a Tarifa Social é um benefício que destina-se a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Assim sendo, através desse programa, é possível obter descontos de até 65% na conta de luz.
De acordo com a Light, concessionária de energia do estado do Rio de Janeiro responsável pela tarifa social, somente nos cinco primeiros meses deste ano, mais de 75 mil famílias se cadastraram no programa. Além disso, em 2022, a empresa registrou um crescimento líquido de mais de 40% de inscritos no TSEE.
Sendo assim, em 2023 a companhia segue com essas ações para beneficiar mais famílias.
Como se cadastrar?
Para se cadastrar na tarifa social o cliente deve reunir alguns documentos, tais como:
- NIS ou BPC;
- CPF;
- Documento de Identificação Oficial com foto e;
- Número da instalação que aparece na conta de energia da Light.
Em seguida, deve entrar em contato com a empresa através de um dos seguintes canais de atendimento:
- Agência Virtual;
- WhatsApp com auxílio da assistente virtual Lia ou;
- Pelo número 0800-021-0196.
Além disso, a Light ainda ressalta a importância de as famílias que já possuem a Tarifa Social manterem seus dados sempre atualizados junto aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de seus municípios de residência. Isso porque, a atualização dos dados é fundamental para que o benefício não seja perdido.
Ademais, os dados precisam estar atualizados para que o desconto seja efetuado da melhor maneira possível.
De quanto podem ser os descontos da tarifa social?
Os descontos na conta de energia podem chegar a até 65%. Além disso, a Light destaca que a tarifa final do consumidor contém 41% de encargos e impostos.
Assim sendo, a parte que cabe à distribuidora representa 19% da composição da tarifa. Isso significa que, do total de 100 reais de uma conta de luz, apenas 19 reais ficam com a Light para realizar o serviço de distribuição de energia. Os outros 81 reais destinam-se ao pagamento das despesas associadas ao setor de energia.
Por fim, vale ressaltar que a tarifa social proporciona descontos significativos na conta de luz, o que alivia o orçamento das famílias de baixa renda. Isso porque, com os descontos de até 65%, essas famílias têm um alívio financeiro importante e garantem o acesso a um serviço essencial como a energia elétrica.
O que você acha sobre a tarifa social? Deixe um comentário nos contando a sua opinião sobre esse assunto. Afinal, sua opinião é de extrema importância para nós!