O Afeganistão vive momentos de terror após o Talibã ter voltado e dominado o país depois de 20 anos. Nesta segunda-feira (16), imagens fortíssimas foram registradas durante um tumulto no aeroporto de Cabul, capital daquela nação.
De acordo com as informações, a confusão deixou mortos e aconteceu porque uma multidão tentava embarcar em aviões para deixar o país, agora dominado pelo Talibã. Imagens que circulam pelas redes sociais mostram pessoas tentando viajar pelo lado de fora da aeronave.
Outros registros mais fortes mostram ao menos duas pessoas, já no ar, caindo do avião. De acordo com o jornal americano “The Wall Street Journal”, ainda não se sabe a quantidade de pessoas que morreram.
Todavia, a imprensa internacional fala em ao menos sete mortes. Esses óbitos foram ocasionados por arma de fogo, pisoteio durante a movimentação intensa e também devido à queda das vítimas que tentavam viajar penduradas na aeronave.
Hoje, as pessoas querem sair da região porque, assim como publicou o Brasil123, o Talibã tomou a capital Cabul e voltou a comandar o Afeganistão depois de 20 anos. No domingo (15), o grupo extremista invadiu o palácio presidencial logo após o chefe do Executivo local, Ashraf Ghani, ir para outo país.
Situação no aeroporto
Ainda segundo as informações do jornal americano, os voos comerciais foram cancelados e apenas viagens militares ocorrem no local. Foi em uma dessas aeronaves de forças armadas, inclusive, que as pessoas tentaram embarcar.
Nesta segunda-feira (16), um comunicado assinado por mais de 60 países, incluindo potências como Estados Unidos, Alemanha, Japão e França, pediu que cidadãos afegãos e estrangeiros tenham permissão para deixar o Afeganistão em segurança.
O avião da U.S.Air Force evacuando no Afeganistão e o povo desesperado querendo ir junto pra fugir dos terroristas!!
Pessoas se agarrando no avião!! pic.twitter.com/frfOplWxUT— 🇧🇷Celio Andrade SDV (@CelioAndrade7) August 16, 2021
O Talibã
O grupo extremista Talibã é uma organização radicalista e fundamentalista islâmica, voltando ao poder no Afeganistão após 20 anos. A entrada do grupo na capital Cabul acontece pela primeira vez desde o dia 13 de outubro de 2001, quando tiveram de se retirar da capital por conta dos ataques norte-americanos.
No passado mês, o grupo voltou aos noticiários por conta das notícias de que, após ter reunido mais de 80 mil adeptos, tinha tomado metade do território afegão. No início deste mês, praticamente todas as grandes cidades foram requeridas pelos terroristas.
De acordo com o próprio grupo, a ideia é que haja um “sistema islâmico genuíno” para o Afeganistão, que fornecesse disposições para os direitos das mulheres e das minorias, em consonância com tradições culturais e regras religiosas – em alguns locais, já existem relatos de que o grupo proibiu as mulheres de trabalhar em algumas áreas.
Leia também: Talibã diz que tomou controle do palácio presidencial do Afeganistão; presidente deixou o país