Hoje passaremos algumas informações sobre o fato que a tabela progressiva do Imposto de Renda foi atualizada, mas ainda sem validade.
Com a abertura do prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda, há muita dúvida sobre quais os critérios para identificar quem precisa enviar o documento para a Receita Federal.
Ainda mais após várias declarações do atual presidente Lula e de seus ministros e parlamentares sobre uma possível atualização na tabela progressiva do IR.
Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações sobre o IR 2023 e a nova tabela progressiva para te passar. Dessa forma, esperamos esclarecer as dúvidas e deixar você por dentro de tudo sobre a nova tabela progressiva do Imposto de Renda.
Por isso, se você ficou interessado e quer saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler até o final.
O que é a tabela progressiva do Imposto de Renda?
Desde que o presidente eleito nas eleições de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, tomou posse do Palácio do Planalto, muitas mudanças vêm acontecendo. Visto que o modelo de Governo do atual presidente é bem diferente do último.
Uma delas é em relação à tabela progressiva do Imposto de Renda, e muitas declarações e pronunciamentos sobre este assunto já foram feitas, inclusive pelo próprio presidente. Visto que a redução no valor dos ganhos mínimos para declarar o IR era uma promessa de campanha de Lula.
A tabela progressiva do IR é um meio que a Receita Federal tem de informar as porcentagens de impostos aplicáveis para cada faixa salarial dos cidadãos que estão aptos a contribuírem.
No caso do IR referente a 2022, que precisa declarar neste ano, a tabela progressiva segue os critérios do ano passado. Entretanto, o Governo Federal já elaborou uma nova tabela. Além de aumentar o valor de ganhos mínimos do IR, ainda terá mais descontos, mas, essa tabela ainda não está em vigência.
Quando entrará em vigor?
Apesar de já estar pronta e o atual presidente ter anunciado, a previsão para que a nova tabela entre em vigor é para a declaração do tributo em 2024. Logo, quando os contribuintes deverão declarar os ganhos e gastos referente a 2023.
Com isso, os cidadãos ainda devem seguir a tabela de 2022 e o valor mínimo de ganhos para declarar o Imposto de Renda ainda é de R$28.559,70.
O prazo para enviar para a Receita Federal abriu desde o último dia 15 de março, e vai até o dia 31 de maio.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a nova tabela progressiva do Imposto de Renda. Fique de olho nas próximas notícias para saber quando entrará em vigência.