Se sua conta de água está mais cara, é hora de começar a adotar medidas para reverter esse problema e evitar sustos. Afinal, apesar de boa parte dessa alta ser culpa das próprias tarifas que estão mais altas, é possível minimizar os custos poupando o uso da água em casa.
Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dicas para que você identifique os “vilões” do consumo de água e saiba como reduzir o desperdício e, por consequência, o preço da sua conta de água.
Portanto, não deixe de ler até o fim para não deixar passar nada importante!
Conta de água mais cara
As empresas de saneamento básico, que realizam a coleta de esgoto, o tratamento e a distribuição da água, etc, possuem regimes próprios de tarifação. Ademais, todas elas são regidas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Desse modo, o preço pago pelos consumidores pela água que chega em suas casas varia bastante de um estado para o outro.
No entanto, algo em comum na maioria deles é a alta do preço das contas de água. Para exemplificar, a tarifa subiu 8,23% no Paraná em maio. Já em São Paulo, a partir do mesmo mês, o consumidor passou a pagar 9,6% a mais na conta de água. O Mato Grosso do Sul, por sua vez, teve uma alta média de 4,65%, também aplicada no mês de maio.
Desse modo, seja lá qual for a parte do Brasil em que você mora, economizar água é sempre uma boa ideia.
Vilões da conta de água e como economizar
A água é um recurso natural precioso e seu consumo consciente se torna cada vez mais importante. Além disso, ela está cada vez mais cara, como vimos.
Porém, existem diversos fatores que podem contribuir para o desperdício de água em casa. E reduzir esses desperdícios também ajuda a reduzir o susto na hora de pagar a conta.
Banho: um dos maiores consumos
Tomar banhos longos e demorados é um dos principais vilões quando se trata de aumentar a conta de água. Então, para economizar, você pode diminuir o tempo de banho em alguns minutos, além de fechar o chuveiro enquanto se ensaboa, por exemplo.
Descargas: atenção ao uso correto para economizar na conta de água
As descargas também são responsáveis por um grande consumo de água. Assim, utilizar descargas com caixa acoplada e ajustar o volume de água para a quantidade necessária pode colaborar muito para a economia.
Outra dica é evitar utilizar a descarga desnecessariamente, como jogar papéis ou lixo que poderiam ser descartados em uma lixeira.
Uso de máquina de lavar e lavadora de louças
O uso de máquinas de lavar e lavadoras de louças também consome uma quantidade considerável de água. Para economizar, é importante utilizá-las somente quando estiverem completamente cheias, evitando ciclos curtos que não aproveitam a capacidade máxima do aparelho.
Irrigação de jardins e quintais
O excesso de água utilizado para irrigação também pode representar um desperdício e aumentar o valor da sua conta de água. Uma dica para economizar é regar as plantas durante períodos de menor evaporação, como no início da manhã ou no final da tarde.
Além disso, utilizar sistemas de gotejamento também pode ajudar a reduzir o consumo de água.
Gostou das dicas para evitar desperdícios e reduzir o valor da conta de água? Então coloque elas em prática e evite sustos!