O consignado do Auxílio Brasil, que foi autorizado há pouco tempo, teve o pedido de suspensão solicitado pelo subprocurador Lucas Furtado, sob alegações de que a liberação do consignado foi feita com finalidades eleitorais.
Para impedir a continuação dos empréstimos, o autor solicitou adoção de medida cautelar, a fim de impedir que a Caixa continue ofertando os valores aos beneficiários do Auxílio Brasil, pelo menos até que a justiça dê o seu parecer sobre o assunto.
Além disso, Furtado solicitou acompanhamento do TCU, no intuito do órgão impedir que a instituição tome medidas com finalidades eleitorais. Ainda não houve resposta a respeito da suspensão, portanto os empréstimos continuam acontecendo, até que haja determinação judicial para que eles parem.
No entanto, esse não é o único problema que o consignado do Auxílio Brasil enfrenta no momento. Isso porque há acontecimentos relacionados a ele que prejudicam o próprio beneficiário que solicita, ou tenta solicitar o empréstimo. Continue acompanhando este artigo para saber quais são esses problemas.
Queixas a respeito do consignado do Auxílio Brasil
Cerca de duas mil queixas foram registradas no Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) com relação ao consignado do Auxílio Brasil. As queixas se apresentaram logo na primeira semana em que houve a liberação do crédito para os beneficiários. Isso está acontecendo porque os consumidores estão denunciando venda casada com seguros e problemas com a liberação de valores. Além disso, têm-se realizado uma prática ilegal para com os beneficiários, que são as ligações para oferta do consignado. Essa prática é vedada pelas regras do crédito pessoal, portanto, ela não deveria acontecer.
O que é o consignado liberado para beneficiários do Auxílio Brasil
Foi liberado pelo Governo Federal o consignado exclusivo para beneficiários do Auxílio Brasil. Ele se trata de um empréstimo realizado pelo beneficiário diretamente com a Caixa Econômica Federal, que oferta os valores e realiza a quitação de dívidas através das parcelas do benefício.
Dessa forma, funciona assim: o beneficiário solicita o valor e negocia a quantidade de parcelas nas quais ele deverá ser pago. Diante do empréstimo, ele deve devolver à instituição o valor com juros. Entretanto, o consignado funciona a partir do abate do valor do empréstimo na parcelas do Auxílio Brasil, ao qual o beneficiário tem direito.
Assim, o beneficiário passa a receber, em sua conta do Caixa Tem, o valor do benefício já com o desconto da parcela do empréstimo. Há algumas regras para que o consignado do Auxílio Brasil seja liberado. Uma delas é que as parcelas não podem ser maiores e nem ocupar toda uma parcela do Auxílio Brasil. Outra é que o pagamento deve ser feito em 12 a 24 meses.
A caixa economica e palhaça si meu CPF ta com restrição não intereça como vou pagar quem devo si não consigo fazer um emprestimo que sera descontado direto do beneficio me explica essa safadeza deles por isso que tem roubo pois tem muito dinheiro pra ser roubado do brasileiro boa noite
Palhaçada mesmo e verdade que o pobre que a classe que mais presisa nesse país, só se rala mesmo . Po se a pessoa já quer um empréstimo ela quer pra pagar as dividas aí vem eles com restrição ? Por isso que roubam mesmo tirando a óportunidade de quem quer limpar seu nome .tenho dívida presiso do empréstimo consiguinado no auxílio pra poder pagar as dividas e limpar meu CPF. Há vai indo pobre nesse país só se f…. Mesmo
Lógico vcs acham que vão liberar se o auxílio só tá aprovado até dezembro eles vão perder esse dinheiro kkkkk
Lais, não te conheço e fiquei seu fã. Boa matéria, bom factual.