A Polícia Civil prendeu, na madrugada desta quinta-feira (05), um homem identificado como Shalon Barbosa da Fonseca, de 32 anos, mais conhecido como Ligeirão. Segundo a corporação, o criminoso era uma espécie de taxista de drogas.
Em nota, a Polícia Civil revelou que o acusado ganhava R$ 2,5 mil por semana para fazer o transporte dos mais variados tipos de drogas entre a favela do Jacarezinho, localizada na Zona Norte do Rio, e a Cidade de Deus, que fica na Zona Oeste da capital carioca.
Segundo as informações, a captura aconteceu após Ligeirão ter batido seu carro em uma mureta, instantes depois de uma intensa perseguição da polícia. Ao inspecionar o carro do suspeito, que era roubado, os agentes encontraram 50 quilos de maconha.
Conforme aponta o setor de inteligência da Polícia Civil, Ligeirão atuava a mando de Luciano da Silva Teixeira, o Sardinha, que atualmente está preso. O criminoso é considerado o chefe do tráfico em uma localidade conhecida como 15, dentro da Cidade de Deus.
Ligeirão foi preso durante uma série de operações que vem sendo deflagradas pela Polícia Civil, que visa enfraquecer o tráfico de drogas na região, diminuindo o poder financeiro dos criminosos para a compra de mais armamentos.
A preocupação da polícia com o armamento não vem por acaso. Isso porque, no último mês, traficantes da região foram às redes socais e compartilharam o atual poder bélico do grupo. Nos vídeos, os criminosos mostraram 18 fuzis em uma parede grafitada.
Depois da perseguição que levou a batida e ao descobrimento das drogas no veículo, Ligeirão foi autuado em flagrante e encaminhado para a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap), onde permanecerá à disposição da Justiça do Rio de Janeiro.
Leia também: PF apreende mais de 270 quilos de cocaína em terminal de contêineres no Paraná