Algumas moedas antigas e anômalas no Brasil podem valer muito dinheiro devido a sua raridade. Mas, além da raridade, o estado de conservação ou a história que as moedas raras carregam também contam muito.
Apesar disso, é importante ressaltar que o valor de uma moeda não depende apenas de sua raridade ou estado de conservação, mas também do interesse de colecionadores e investidores em determinado momento. Dessa forma, é fundamental buscar informações confiáveis, consultando assim, especialistas em numismática antes de comprar ou vender um espécime raro. Saiba mais a seguir!
6 moedas raras que podem valer uma fortuna
1. Moeda de 1 centavo de 1994
Primeiramente, as moedas raras de 1 centavo emitidas em 1994 ainda têm valor monetário, mas não são cunhadas desde 2004 e, portanto, raramente são vistas em circulação. Nesse sentido, algumas delas foram cunhadas com o verso invertido. Sendo assim, isso as torna ainda mais valiosas e podem valer até 280 reais. A saber, mais de 800 milhões de peças dessas moedas foram produzidas.
2. Moeda de 10 centavos de 1995
Além da moeda citada anteriormente, outra moeda que não poderia faltar na lista e é de fato notável é a moeda de 10 centavos. Ela entrou em circulação em 1995 e assim conforme a anterior, a sua raridade deve-se a um erro de cunhagem. No caso desta moeda, a efígie que foi confundida com uma moeda de 5 centavos. Esse erro faz com que o valor dessa peça aumente e pode chegar a 400 reais.
3. Moeda de 50 centavos de 1995
Do mesmo modo, esta moeda de 50 centavos, também de 1995, pode valer muito mais se for encontrada com uma semelhança de 10 centavos. Segundo especialistas, colecionadores podem pagar até 550 reais por essa raridade.
4. Moeda de 5 centavos de 1996
Primordialmente, uma das moedas raras é a de 5 centavos que foi produzida em 1996, totalizando 111 milhões. Algumas delas tiveram a cunhagem trocada e uma moeda de 1 centavo substituiu o anverso. Então podem valer até 2000 reais devido ao defeito do aro que é maior que o normal e a cabeça da esfinge que é menor.
5. Moeda de 5 centavos de 1997
Também raras são as moedas de 5 centavos cunhadas em 1997, já que algumas foram produzidas por engano em rolos de 1 centavo. Seu valor pode chegar a 700 reais. Para verificar se um exemplo tem esse defeito, você precisa comparar seu peso com o peso correto de uma moeda de 5 centavos.
6. Moeda de braço duplo de 25 centavos
Sobretudo, esta moeda é considerada extremamente rara por ser “bifacial”, ou seja, suas duas faces são iguais, e nelas está representado o Marechal Deodoro da Fonseca. Do mesmo modo, ela não tem data de produção.
Moedas Raras: Entenda o que é a numismática
É importante deixar claro o que é a numismática. Resumindo, ela é o estudo das moedas e das medalhas, com o objetivo de compreender sua origem, sua história, bem como sua produção e seu valor cultural e monetário. Dessa forma, além de ser uma área de conhecimento fascinante, é possível dizer que a numismática também é um mercado que movimenta milhões de reais em todo o mundo. Para isso, conta com colecionadores, investidores e especialistas buscando peças raras e valiosas.
Nesse sentido, quem tem interesse em começar uma coleção numismática, deve estar atento aos detalhes e às particularidades das moedas. Um exemplo são as datas, as legendas, os símbolos e também, os erros de produção.
Outro detalhes é que é fundamental manter as moedas em bom estado de conservação. Dessa forma, evitar o manuseio excessivo, o contato com produtos químicos e a exposição à umidade e à luz solar.
Veja também: O DINHEIRO em papel e moeda irá desaparecer no Brasil?