Em março de 2023, o governo aprovou o Programa Desenrola Brasil, uma iniciativa para ajudar a reduzir o número de famílias inadimplentes no país. No entanto, em fase final de desenvolvimento, a ajuda ainda tem que superar alguns obstáculos antes de chegar à população.
Então aproveite para saber quais são os problemas que ameaçam o programa e qual a previsão de lançamento. Contaremos tudo sobre como esse alívio da dívida funcionará e como se envolver.
O que é o Programa Desenrola Brasil?
A saber, hoje em dia, existem mais de 37 milhões de famílias no Brasil com dívidas pendentes, ou seja, com o “nome sujo“. Com isso, fica difícil conseguir crédito no mercado, comprar mercadorias e até obter um cartão de crédito.
O Governo Federal, por sua vez, criou o Programa Desenrola Brasil, que visa reduzir o número de inadimplentes e promover o aumento do crédito para as famílias brasileiras. Será uma maneira mais fácil de pagar suas pequenas dívidas vencidas sem ter que fazer empréstimos ou se envolver ainda mais.
Em março de 2023, o programa foi aprovado e o desenvolvimento começou, mesmo com olhares desconfiados do mercado. Atualmente, está em fase final de preparação antes de chegar ao bolso do consumidor.
Como funciona o programa de regularização de dívidas?
Antes de mais nada, o Programa Desenrola Brasil funcionará em três eixos principais, como o leilão da dívida brasileira. Nesse caso, a primeira parte é quando você se cadastra na plataforma e consulta suas pendências por meio do seu CPF.
Sendo assim, se estiver dentro das regras do programa, você pode pedir para negociar esse valor (até 5 mil reais). Assim, a empresa que você deve venderá sua conta para outra chamada credora.
Entretanto, para deixar a situação ainda mais interessante para os devedores, as empresas com essa dívida farão um leilão. A partir daí quem fizer o melhor negócio, com juros menores ou desconto maior, compra a dívida e repassa as condições para o consumidor.
Depois disso, você terá até 60 meses para efetuar o pagamento de uma forma que caiba no seu bolso e te ajude a não pagar novamente. Talvez esta seja a oportunidade perfeita para aumentar seu crédito no mercado e obter mais benefícios como consumidor.
Vantagens do programa Desenrola Brasil
Resumindo, apenas ter um programa para ajudá-lo a se livrar de um nome sujo já é uma vantagem e tanto. Porém, ainda existem outros benefícios que o apoio vai proporcionar aos mutuários, veja só:
- Até 60 meses para pagamento de negociação;
- Prioridade para a empresa com a melhor proposta;
- Negociação de até 5 mil reais por CPF;
- Centralização em um só lugar e aplicativo;
- Do mesmo modo, as informações e propostas serão geridas por órgãos tradicionais do mercado, como SPC e Serasa. Esses escritórios de negociação já têm experiência em manter inadimplentes no país.
Quem pode participar do programa Desenrola Brasil?
Pela proposta do programa, podem participar não pagantes que tenham dívidas de até 5.000 reais. Todo CPF oferece um limite de negociação desse valor. Se você tiver que pagar contas maiores, não poderá participar do benefício.
Da mesma forma, é importante estar com todos os documentos em dia e prestar contas diretamente com as empresas credenciadas. Este programa não funciona como um empréstimo, mas sim como um financiamento das suas contas abertas.
Isso quer dizer que a dívida do cartão de crédito que acaba crescendo e acumulando altas taxas de juros provavelmente será muito mais fácil de pagar. No entanto, uma conta com vendedores informais e fora do mercado regular precisará de uma estratégia diferente para deixar de existir.
Portanto, se você está procurando um cantinho para morar depois de quitar as dívidas, não deixe de conferir também como funciona o programa Minha Casa, Minha Vida. Isso facilita o processo de compra da casa e pode ajudá-lo a se livrar do aluguel de uma vez por todas.
Por que o programa ainda não começou a funcionar?
Sobretudo, existem alguns problemas do Programa Desenrola Brasil: a gestão dos dados e a participação dos financiadores sem prejudicar sua atividade; consolidar inadimplentes, credores e compradores de dívidas em um único banco de dados.
Isso, pois, o programa funcionará como um leilão de dívidas. Assim, se você tem uma fatura que não pagou, a empresa que você deve vai vender essa dívida para outra empresa que vai te dar um desconto no pagamento.
De uma maneira resumida, esse é o modelo de negócios de diversas empresas no país. Se o governo federal se envolver nessa transação, acaba perdendo parte do lucro. O estágio final de desenvolvimento, portanto, atinge essas barreiras antes mesmo do lançamento oficial.
No entanto, existem outros programas em operação que são muito eficazes no fornecimento de assistência financeira, como o Bolsa Família. Se precisar de uma ajudinha no final do mês, não se esqueça de verificar se você é elegível e como se inscrever.
Saiba também: Empréstimo consignado: ESTES bancos possuem as menores taxas