Você sabia que quem está inscrito no Cadastro Único pode agendar a instalação de uma antena digital de forma gratuita? No entanto, é preciso saber quais são os requisitos para ter direito, e você encontra todas as informações ao longo deste artigo.
Boa leitura!
Kit antena para inscritos no Cadastro Único
A mudança de geração da internet móvel impactará as transmissões via satélite para todo o país. Para evitar o fim de tais transmissões, o Governo Federal decidiu disponibilizar de forma gratuita o Kit Antena Digital para as famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).
Assim, as famílias que fazem parte do CadÚnico e que utilizam antenas parabólicas convencionais (TVRO) nas capitais onde a tecnologia 5G já está ativada, podem agendar para receber o kit antena com sinal digital.
Isso porque os equipamentos de recepção do sinal são mais modernos, com melhor qualidade de som e imagem, e têm por objetivo garantir que não haja interferência nos canais abertos de TV via satélite com a chegada da tecnologia.
O que é preciso para ter direito?
De acordo com o Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras de telefonia, que é responsável pela distribuição, os critérios para receber o kit antena Cadastro Único são:
- Fazer parte de algum programa social do Governo Federal (isto é, ter inscrição no Cadastro Único);
- Possuir uma antena parabólica tradicional, como a da imagem; e
- A antena parabólica deve estar devidamente instalada e conectada à TV para assistir à programação.
Então, os beneficiários poderão realizar o seu agendamento escolhendo o dia e horário da sua conveniência para a instalação do kit.
Como solicitar o kit do Cadastro Único?
É fundamental saber que as famílias que estiverem dentro dos requisitos devem entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado para envio dos dados, pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br.
A saber, a consulta para o kit antena se dará por meio do seu CPF ou Número de Identificação Social (NIS).
Ainda mais, é preciso esclarecer que quem utiliza antenas digitais externa, tipo espinha de peixe, ou interna para assistir sua programação, já tem acesso à TV Digital e não precisará fazer o agendamento. O mesmo ocorre para quem possui TV por assinatura.
Confira ainda: GRANDE NOTÍCIA para quem usa o CAIXA TEM acaba de ser divulgada
Novos municípios
Por fim, é interessante mencionar que partir da próxima terça-feira (2), as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G standalone em mais 282 municípios.
A saber, a decisão foi tomada nesta quarta-feira (26), em Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI).
Assim, com a decisão, 964 municípios passam a ter a faixa de 3,5 GHz liberada para utilização por estações do 5G standalone, perfazendo o total de 131,5 milhões de brasileiros, o que corresponde a 62% da população do Brasil.
Entretanto é importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Quer conferir a lista completa dos municípios? Clique aqui.
Com informações do Siga Antenado e da Agência Nacional de Telecomunicações
Veja também: ALERTA GERAL para os brasileiros que moram de ALUGUEL