Você olha para o vaso após evacuar? A grande maioria das pessoas olha de forma automática, mas esse olhar precisa ser acompanhado de atenção. A aparência das nossas fezes diz muito sobre nossa saúde, desde o formato até a cor.
A consistência ideal, por exemplo, é de pastosa a moldável, devendo se adaptar ao canal do ânus sem machucar.
Tom das fezes
O tom ideal das fezes é amarronzado, sem amarelo ou vermelho no meio. E se for de outra cor, o que pode significar?
- Verde: Estresse, Síndrome do Intestino Irritável, Consumo de vegetais verdes;
- Marrom bem escuro: Ferro (excesso ou por suplementação);
- Amarelas: Problemas de absorção intestinal, Doença celíaca, Infecção intestinal;
- Fezes avermelhadas/com sangue; Hemorroidas, Infecção intestinal, Doença de Chron, Colite ulcerativa; ou grande consumo de beterraba.
Suas fezes boiam ou afundam?
A maior parte das fezes é composta por bactérias, fibras e água. E essas substâncias afundam. Desse modo, fezes saudáveis devem afundar. Se o seu cocô fica boiando pode ser que você tenha um padrão alimentar rico em gorduras, possua deficiências nutricionais, intolerância à lactose, disbiose, infecção intestinal ou produção excessiva de gases.
Frequência ideal
O ideal é que se faça cocô de 1 a 3 vezes ao dia. As fezes não devem ficar armazenadas em nosso intestino. Mas aqui, bastante atenção: se você, normalmente, já tem um relógio biológico atrasado e não costuma defecar todos os dias, essa frequência não é necessariamente motivo para preocupação.
O cocô deve sair de forma fácil. Claro que o ideal não é diarreia, mas não devemos fazer muita força para defecar. Naturalmente o cocô vem.
Pouco odor
Claro que o cocô não tem que vir com cheiro de rosas. As fezes são malcheirosas naturalmente, mas quando esse odor é extremamente forte, é um sinal de alerta. O ideal, também, é que você não precise passar o papel higiênico várias vezes. Menos sujeira no papel higiênico é sinal de que suas fezes estão bem formadas.
Por isso, é muito importante que você sempre fique de olho em suas fezes. Elas dizem muito mais sobre sua saúde do que o que você imagina!