As contribuições ao INSS é uma parte importante da vida de todos os trabalhadores brasileiros. O Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia do Governo Federal, responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e pensão por morte.
E para ter direito a esses benefícios, é necessário contribuir regularmente para o INSS. No entanto, muitas pessoas acabam deixando de pagar as contribuições em algum momento de suas vidas, seja por falta de recursos financeiros, falta de informação ou outros motivos.
Se você está nessa situação, é importante saber que é possível regularizar sua situação e voltar a pagar para garantir seus direitos previdenciários. Acompanhe a leitura!
Saiba qual a situação das suas contribuições ao INSS
O primeiro passo para regularizar as contribuições atrasadas é identificar qual é a sua situação junto ao INSS.
Para isso, você pode entrar em contato com a própria instituição por meio de seus canais de atendimento, como o telefone 135, o site oficial ou o app Meu INSS.
Por meio do CNIS, (Extrato de Contribuição) você saberá sua atual situação e o quanto já contribuiu com a previdência.
Como pagar as contribuições em atraso?
Uma opção para pagar as contribuições que estiverem em atraso, é aderir ao Programa Especial de Regularização Tributária (PERT).
Esse programa oferece condições especiais para quitação de débitos previdenciários, como redução de multas e juros, além de permitir o parcelamento do valor devido.
No entanto, é importante estar atento aos prazos e condições estabelecidos pelo programa, pois eles podem variar ao longo do tempo.
Você também pode acessar e emitir as guias de pagamento pelo SAL (Sistema de Acréscimos Legais). Para isso, basta acessar o site oficial (sal.receita.fazenda.gov.br) e informar seu NIT ou PIS/PASEP.
A importância de regularizar as contribuições ao INSS
A regularização das contribuições atrasadas é fundamental para garantir o direito aos benefícios previdenciários. Afinal, se você deixar de contribuir por um período prolongado, poderá perder a qualidade de segurado e, consequentemente, ficar sem acesso aos benefícios do INSS.
Além disso, a falta de contribuição regular pode acarretar em problemas futuros, como a necessidade de pagar contribuições retroativas com juros e multas, o que pode representar um valor bastante elevado.
Por isso, o ideal é manter as contribuições ao INSS em dia, mesmo que em momentos de dificuldade financeira seja necessário buscar alternativas para efetuar os pagamentos.
Por fim, é válido destacar que o INSS oferece serviços online que facilitam o acompanhamento e a regularização das contribuições previdenciárias.
Dessa forma, é possível consultar a situação do segurado, emitir guias de pagamento, simular contribuições, entre outros serviços, através do site oficial do INSS.
Se suas contribuições ao INSS estão atrasadas, é fundamental buscar a regularização o quanto antes para garantir seus direitos previdenciários.
Entre em contato com o INSS, informe-se sobre sua situação e as opções disponíveis para pagar as contribuições em atraso. Mantenha-se em dia com suas obrigações previdenciárias e assegure um futuro mais tranquilo e amparado pelos benefícios da Previdência.
Agora você já sabe como regularizar suas contribuições ao INSS. Procure a autarquia, se informe e volte a qualidade de segurado, para garantir seus direitos!