O mundo automotivo funciona como um tabuleiro de xadrez onde todas as marcas buscam fazer a melhor jogada para se manter vivas e lucrando. Dessa forma, a Fiat Chrysler Automobiles e o Grupo PSA optaram por se juntar e criar uma nova empresa chamada Stellantis e ela será a quarta maior empresa do ramo no mundo.
No entanto, uma fusão dessa magnitude, que envolve 14 fabricantes de carros, visa aumentar a competitividade das empresas contra as outras gigantes do mercado.
Para aumentar a competitividade é necessário investir o seu dinheiro de maneira inteligente e deixar de “jogar dinheiro fora”. Nesse processo algumas marcas que não estão dando muito lucro podem sumir e hoje o Brasil 123 carros está aqui para te contar quais são elas.
Criação da Stellantis pode extinguir marcas antigas
Primeiramente, os líderes da Stellantis afirmou que deve manter todas as marcas que estão envolvidas na negociação. Seriam 14 marcas mas, por detalhes de contrato, a Ferrari ficou de fora da negociação.
No entanto, a imprensa especializada está começando a levantar informações que apontam para a extinção de algumas marcas. As “favoritas” seriam Chrysler e a Lancia por conta da sua pouca participação no mercado e também pela falta de lançamentos planejados para ambas as marcas.
Por fim, a criação da Stellantis trouxe uma nova emoção para o tabuleiro internacional do mundo automotivo.