O lucro da Starbucks no primeiro trimestre fiscal de 2022 chegou a US$ 815,9 milhões. A saber, esse valor superou em 31% o lucro registrado no mesmo período de 2020 (U$ 622,8 milhões).
A rede de cafeterias norte-americana também revelou que o lucro por ação ficou em US$ 0,69, ante os US$ 0,53 registrados no primeiro trimestre fiscal de 2020. A propósito, o primeiro trimestre fiscal de 2022 chegou ao fim em 2 de janeiro deste ano.
Além disso, a Starbucks revelou que a receita bruta totalizou US$ 6,72 bilhões no continente americano. Isso representa um crescimento de 17,4% no comparativo anual. Já a receita líquida gerada no continente teve alta de 22,6%, para US$ 5,73 bilhões.
Globalmente, a receita líquida da Starbucks cresceu 19,3% na mesma comparação, para US$ 8,05 bilhões. O valor superou as estimativas do mercado, que projetavam uma receita de US$ 7,98 bilhões no período.
Inflação, Ômicron e alta dos custos enfraquece dados
Embora os resultados tenham se mostrado robustos, a Starbucks afirmou que alguns problemas reduziram os ganhos no trimestre. Em suma, a inflação elevada, a propagação da variante Ômicron e os custos mais altos pesaram sobre o desempenho da companhia no período.
A empresa ainda citou a escassez de mão de obra nos Estados Unidos, que também afetou os dados trimestrais da companhia. Aliás, as vendas nas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) cresceram 18% na América do Norte, na base anual. Contudo, recuaram 3% no segmento internacional.
A saber, a China registrou uma queda de 14% nas vendas comparáveis. Ao mesmo tempo, houve um recuo de 9% no tíquete médio dos pedidos no país asiático. De acordo com a Starbucks, isso aconteceu devido aos impactos de isenções de impostos sobre valor agregado, que tinham sido concedidas anteriormente.
Por fim, a companhia revelou que 484 lojas foram abertas no período. Dessa forma, a Starbucks encerrou o primeiro trimestre fiscal de 2021 com 34.317 lojas globalmente. Destas, 51% são próprias enquanto 49% são licenciadas.
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