São Paulo terá mudanças na produção do Bilhete Especial do Desempregado. É que quem quiser usar o benefício vai ter que prestar bem atenção nas mudanças de horários neste momento. A partir de agora, eles atendem das 10h até às 14h.
Mas o que não muda mesmo é o local do atendimento. Segue sendo na Estação Marechal Deodoro da Linha-3 Vermelha. Por lá, é só procurar um posto de atendimento com os documentos e solicitar o Bilhete em questão.
Para quem não é de São Paulo, é bom lembrar que esse bilhete é um benefício que, como o próprio nome já diz, vai para desempregados. É que com ele, o trabalhador vai poder andar de graça nos metrôs do estado por um período de validade de três meses.
Durante esses 90 dias, ele não vai precisar pagar os valores da passagens. O Governo entende que esse trabalhador precisa desse benefício justamente para conseguir procurar emprego. Outros estados possuem projetos semelhantes pelo Brasil.
No caso de São Paulo, o trabalhador que quiser o benefício precisa de um comprovante de que ele perdeu emprego em um intervalo de um a seis meses atrás. Assim, quem perdeu o emprego em novembro de 2020, ainda pode pedir. Quem perdeu o emprego em junho, não pode mais.
Bilhete do Desempregado
Esse não é um projeto novo. Mas ele acabou servindo muitos neste momento específico que estamos vivendo agora. É que a pandemia acabou deixando muita gente sem emprego. São pessoas que precisam desse auxílio para buscar emprego.
Para se inscrever no programa, basta chegar no centro de atendimento com RG, Carteira de Trabalho e o termo de fim de contrato. Quando for pegar a gratuidade, depois da aprovação, é preciso levar a carteira de trabalho para mostrar ao motorista ou ao cobrador.
Mas se você não mora em São Paulo, o ideal mesmo é buscar informações com o seu governo local. Em muitos casos, aliás, o trabalhador não usa os benefícios porque nem sabia que existiam.
Veja também: Entenda como vai funcionar o auxílio-aluguel em São Paulo