O principal índice de ações do mundo é, ainda, uma incógnita para muitos investidores brasileiros. Isso porque a distância com o mercado financeiro americano ainda é grande, apesar de ele ser o maior mercado de investimentos do mundo. Com isso, é importante saber o que é o S&P 500 e os motivos de ele ser tão importante para o mundo todo.
Dessa forma, vamos explicar como funciona o índice, como ele representa o maior mercado do mundo e, claro, como investir nele da forma adequada, levantando diversas possibilidades ao investidor.
O que é o S&P 500?
O S&P 500 é a maior carteira teórica de ações do mundo e funciona, nos Estados Unidos, da mesma forma que o Ibovespa funciona por aqui. Por isso, ele não é uma ação, mas sim um conjunto de ações que formam um retorno apenas teórico. A sigla se refere à Standart and Poor’s, que faz a gestão desses ativos. O número “500” se refere às quinhentas ações que fazem parte dessa carteira.
Por isso, o índice é o mais importante do mundo por conter um grande número de ações. Ainda, por estar no mercado americano, ele tem as principais empresas do mundo. No índice, você consegue facilmente encontrar marcas populares, como Nike, Amazon e Tesla. Por isso, o S&P 500 tem as maiores empresas do mundo dentro dele, o que dá muita confiança e credibilidade a esse índice. Com isso, ele é um termômetro do mercado mundial. Quando ele sobe, é sinal de que investidores estão confiando na economia americana e na do mundo inteiro. Quando ele cai, é sinal de que investidores estão temerosos e com medo de algum cenário mundial.
Com tamanha importância, você provavelmente está se perguntando como fazer para investir no S&P 500. Contudo, como dissemos, ele é uma carteira teórica e, para investir nela, é preciso comprar ativos que repliquem essa carteira. Atualmente, existem diversas formas de fazer isso.
Como investir no índice?
Existem diversas formas para investir no S&P 500 e elas estão disponíveis inclusive no Brasil. Isso porque o índice é importante globalmente, o que faz com que investidores busquem replicá-lo em qualquer lugar do mundo. Por isso, você pode investir por ETF, por uma conta em corretora americana ou, ainda, por fundos de investimentos.
Para comprar um ETF que replique a bolsa americana, basta comprar o IVVB11, listado na B3. Esse ativo, além de replicar os rendimentos do índice, também é precificado de acordo com a variação do dólar. Por isso, ele protege você da alta da moeda americana também. Por outro lado, para quem quer investir diretamente em corretoras americanas, também é possível comprar um ETF, o IVV. Ele replica exatamente os retornos do S&P 500, mas ele é cotado em dólares, o que não protege o investidor da paridade ao real.
Por último, corretoras e assets brasileiras têm diversos fundos que investem no índice americano e que podem replicá-lo. Para isso, basta entrar em contato com a sua corretora e solicitar mais informações. Com esses produtos na sua carteira, você tem a proteção e a confiança de investir no maior índice do mercado financeiro mundial.