O S&P 500 está em alta em 2021. Já estamos no mês de fevereiro e um dos principais índices da bolsa dos Estados Unidos vem se valorizando cada vez mais. O S&P 500 tem tudo para quebrar a barreira dos 4 mil pontos.
O S&P 500 vai se valorizar ainda mais?
Cravar se o índice vai continuar se valorizando é algo difícil. Mas, existem chances reais para isso acontecer.
Dentre alguns fundamentos que existem para sustentar uma eventual valorização do índice, nós temos:
- O aumento das pessoas vacinadas nos Estados Unidos e uma possível queda na contaminação pela COVID-19;
- Novos pacotes de estímulos
- Aumento do faturamento das companhias norte-americanas
- Queda na taxa de desemprego
Com menos pessoas desempregadas, aumento do faturamento das companhias e menos pessoas contraindo a COVID-19, nós temos sinais fortes de que os Estados Unidos estão voltando ao “normal”.
É claro que no meio do caminho várias coisas podem acontecer e dependendo, o mercado pode vira abaixo rapidinho. Mas, no longo prazo, as expectativas são boas.
Onde investir para aproveitar o momento?
O ETF IVVB11 é uma excelente alternativa. O ETF segue de perto as oscilações do S&P 500, portanto se o índice continuar subindo, é bem provável que o ETF também vá.
Só um detalhe: como o ETF segue o índice norte-americano, é natural que IVVB11 sofra influência do índice e do dólar.
Se o dólar se valorizar e o índice também, os ganhos do ETF podem ser maximizados. Havendo uma depreciação do dólar e uma valorização do ince, ou o inverso, dependendo da queda de um e da valorização do outro, o ETF pode acabar se valorizando ou se depreciando também.
Na bolsa ainda existem outros ETF que seguem o S&P 500, como é o caso de SPXI11. Se ETF não lhe agrada muito, existem fundos de investimento.
Uma boa alternativa são os fundos da família Trend oferecidos pela XP Investimentos. Através dos fundos, a tributação de IR ocorre direto na fonte, caso haja lucros.
Já com os ETF, o investidor precisará fazer o cálculo e emitir a guia para recolher os impostos devidos caso haja lucros na venda.