Essa modalidade de crédito é um ótimo recurso para quem deseja conseguir uma graninha para sair do aperto, ou ainda, para conseguir concretizar um objetivo. Trata-se do empréstimo consignado que é uma modalidade de crédito conta com taxas mais baixas do que outras opções!
Continue acompanhando e saiba tudo sobre o empréstimo consignado, como funciona, quais os benefícios e também como contratar de maneira fácil e rápida.
Entenda o empréstimo consignado
Em suma, o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou através de um benefício. Sendo assim, o cliente não precisa se preocupar com boletos e datas para quitar as prestações.
Para entender melhor, elas já são descontadas do seu salário, ou aposentadoria, por exemplo, e o empréstimo consignado se destina a profissionais de empresas privadas do regime CLT, para servidores públicos, para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e também, para militares das Forças Armadas.
Dessa forma, esse tipo de empréstimo tem um risco relativamente baixo para o banco e isso faz com que as taxas sejam bem menores em relação à maioria das modalidades de empréstimos do mercado.
Um exemplo é o caso do empréstimo consignado público, ou seja, um órgão governamental precisa fazer antes um acordo com alguma instituição financeira, assim, ela disponibilizará esse produto.
Segundo o Banco Central, são dois tipos de empréstimo nessa modalidade: o convencional e feito através do cartão de crédito. Entenda:
- Consignado convencional: o prazo de pagamento e o valor da prestação são previamente estabelecidos. Sendo assim, o cliente recebe o valor do banco, e as prestações do crédito são descontadas diretamente do pagamento, seja salário, pensão ou benefício;
- Cartão de crédito consignado: sua funcionalidade é como um cartão de crédito comum e pode ser utilizado para pagar produtos e serviços adquiridos. No entanto, ele tem particularidades, principalmente em relação ao pagamento da fatura.
Sobretudo, as empresas ou órgãos públicos que permitirem que seus colaboradores acessem linhas de crédito consignado, devem fechar acordos com instituições financeiras que estão aptas a oferecer esse tipo de empréstimo.
Como funciona a modalidade de empréstimo consignado?
Em primeiro lugar, o cliente precisa entender que o empréstimo consignado é a modalidade de empréstimo com as menores taxas do mercado, como já foi mencionado.
Dessa forma, a instituição financeira que concede o crédito desconta as parcelas diretamente de salários ou benefícios. Então, não há o risco de não receber os valores de volta ou de sofrer com a falta de pagamento. Dessa forma, isso tem um lado bom para quem precisa desse dinheiro: as taxas de juros estão entre as mais baixas do mercado.
Contudo, existe um limite para o valor que é descontado das prestações, ou seja, a margem consignável, não pode ultrapassar limite de 45% do pagamento. Nesse caso, seja do salário, da aposentadoria, da pensão ou do benefício de quem pediu o empréstimo.
Além de garantir o pagamento para quem concede o dinheiro, essa crédito também é uma comodidade para quem o pegou. Sendo assim, não tem como esquecer a data do vencimento das prestações e o cliente não corre o risco de pagar multas por isso.
Assim que o cliente contrata o empréstimo para negativados, já ficam estabelecidas as taxas de juros, o total de prestações e o valor de cada uma das parcelas. E também, as condições variam de acordo com o cliente e a instituição e é sempre bom se certificar de todo o funcionamento e regras com a empresa que vai conceder o crédito.
Quem pode solicitar?
Essa modalidade de crédito pode ser solicitado por profissionais de empresas privadas que trabalham com carteira assinada (CLT). Nesse caso, o empregador precisa ter acordo com algum banco. Também por servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), além de militares das Forças Armadas.
Quem não pode solicitar?
É importante esclarecer que alguns grupos não podem solicitar o crédito consignado, como:
- Quem recebem auxílios temporários do INSS, como o auxílio-reclusão;
- Servidor público em cargo temporário ou trabalhadores temporários;
- Os estagiários;
- Cidadãos que não possuem margem consignável;
- Menores de 18 anos ou maiores de 80 anos.