O INSS tem um aplicativo, chamado Meu INSS, o qual se pode baixar em celulares tanto Android, como iOS. E aqueles que têm direito a algum benefício podem acessá-lo para consultas, ou para realizar solicitações. Uma das possibilidades do aplicativo é solicitar a aposentadoria, o que pode ser feito mesmo sem sair de casa. Portanto, se você é uma das pessoas que já pode dar entrada com o pedido de aposentadoria, saiba como fazê-lo por meio do aplicativo!
Quem pode usar o aplicativo para solicitar a aposentadoria
Todo aquele trabalhador que tiver completado os requisitos para dar entrada no pedido de aposentadoria por tempo de contribuição, pode solicitar a aposentadoria por meio do aplicativo. Para solicitá-la, entretanto, é preciso que o trabalhador tenha em mãos os documentos que comprovam o preenchimento desses requisitos. Qualquer pessoa que preencher as regras para se aposentar e conseguir comprová-las, conseguirá fazer seu requerimento pelo aplicativo.
Aquele trabalhador que tenha alcançado o tempo mínimo de contribuição, qual seja, o de 30 anos, se mulher, ou de 35 anos, se homem, pode solicitar o benefício online. Além disso, é preciso se atentar a outras regras, que mudaram este ano, e garantir o seu cumprimento para a aposentadoria em 2023.
Isso significa que aqueles que se aposentarem por idade deverão ter, no mínimo, 62 anos. Além disso, a aposentadoria que segue a regra da soma de pontos também foi alterada, sendo necessário, atualmente, que mulheres somem 90 pontos, ao passo que os homens devem somar 100. Por fim, a regra da transição que conta com a idade progressiva passa a ser de 58 anos para mulheres e 62 para homens.
Como realizar a solicitação do benefício
Aquele que desejar solicitar a aposentadoria sem sair de casa, pelo aplicativo Meu INSS, deve, primeiro, baixar o aplicativo no seu celular. Ao abrir o aplicativo, será necessário se cadastrar, mediante apresentação de CPF e senha. Depois disso, a solicitação do pedido é bastante intuitiva. Basta clicar em “Novo Pedido” e digitar o nome do benefício a ser solicitado, no caso “Aposentadoria por tempo de contribuição”. Em seguida, basta seguir as instruções que aparecerão na tela.
Documentos que o trabalhador deve ter em mãos
Como já mencionado, o trabalhador deve portar alguns documentos, na hora de solicitar a aposentadoria. Quais sejam, os seus documentos pessoais, como CPF, RG, além da certidão de nascimento ou casamento. Além disso, ele deverá apresentar o comprovante de residência atualizado.
E, a título de comprovar suas contribuições, será necessário ter em mãos o número do PIS/PASEP e o Número de Identificação do Trabalhador (NIT). As carteiras de trabalho, carnês de contribuição do INSS e a Certidão de Tempo de Contribuição são fundamentais.
Os documentos serão anexados ao aplicativo mediante fotos do celular. Portanto, é preciso ter muito cuidado com a qualidade das fotos apresentadas. Isso porque elas devem ser legíveis, para que o INSS consiga avaliar os documentos e conceder o benefício. Do contrário, ele poderá ser negado ao trabalhador. Além disso, a falta de algum documento também pode gerar a negativa. Portanto, garanta que todos estão anexos.