Se você investe em criptomoedas, muito provavelmente já conhece o bitcoin e o ethereum, que são as duas maiores do mundo. Contudo, há uma concordância no mercado de que essas moedas não vão mais dar grandes retornos e que, agora, é preciso inovar. E dentro das novas moedas com potencial de crescimento, muitas gestoras colocam a Solana como a principal delas.
Por isso, vamos falar sobre essa moeda que bate de frente com o ethereum. Contudo, diferentemente do que promete a Empiricus, aqui vamos ressaltar que nenhuma criptomoeda tem garantia de retornos e que são investimentos totalmente arriscados. Por isso, tenha cautela na hora de comprar Solana, caso vá fazer isso.
O que é Solana?
A criptomoeda SOL, do sistema Solana, é uma das 10 maiores moedas digitais do mundo. Ela ganhou os olhos do mercado em agosto de 2021, quando, em um mês, subiu 350%. Diante disso, investidores começaram a estudar do que se tratava a plataforma, que tem grande potencial de crescimento ainda.
Solana é um sistema descentralizado que verifica e firma pagamentos. A esse sistema, os investidores dão o nome de blockchain. Nessa plataforma, é possível fazer até 50 mil transações por segundo, um número semelhante a grandes empresas como Visa e Mastercard. Além disso, as taxas dessas transações são muito mais baixas que a concorrência. Enquanto há taxas de R$100,00 nos sistemas tradicionais, a Solana cobra algo em torno de R$0,05. Além disso, a plataforma da Solana já aceita outras criptomoedas no seu sistema, o que gera mais confiança para a blockchain.
Por isso, Solana é tida como o sistema que vai acabar com o ethereum. Isso porque, basicamente, ambas fazem a mesma coisa, porém cobrando taxas distintas. Atualmente, Solana não tem um valor de mercado parecido com ethereum, mas analistas acreditam que ela tem potencial para o longo prazo. Ainda, há quem diga que ela baterá o próprio bitcoin.
Como comprar?
Por ter um grande potencial, ainda surgem dúvidas de como comprar. Isso porque a Solana não tem um ETF listado em bolsa de valores, como outras criptomoedas. Porém, algumas corretoras de criptomoedas, como a Binance, têm a criptomoeda listada. Com isso, você pode fazer compras e vendas a partir dela.
Para isso, sempre é preciso ter dinheiro na corretora. A parte do envio do dinheiro é a mais importante. Isso porque algumas corretoras trabalham apenas com dólares, enquanto outras trabalham com o real perfeitamente. Atualmente, Binance e Crypto aceitam a moeda brasileira, inclusive pelo Pix. Dessa forma, basta depositar e, depois, converter o valor em Solana. Assim, o valor passará a ter rendimentos, positivos ou negativos, de acordo com a movimentação do preço do mercado.
Assim, é importante lembrar que criptomoedas são investimentos de longo prazo. Isso porque o mundo ainda não as utiliza em larga escala e, com isso, elas precisarão de tempo para crescer. Ainda, elas ainda são muito arriscadas, o que sugere que você não coloque valores altos nesses investimentos.