O setor de Tecnologia da Informação está em constante desenvolvimento. A alta demanda pela mão-de-obra na área, devido à digitalização das empresas, em decorrência da pandemia do coronavírus desde 2020, tem exigido dos profissionais maiores habilidades e competências, além do conhecimento técnico.
Nesse contexto, é preciso quebrar a imagem do profissional de TI que é visto como o “nerd” ou o “moço do TI”. Para se destacar na carreira e progredir é preciso desenvolver algumas habilidades comportamentais, as conhecidas “Soft Skills” (expressão em inglês).
Qualidades para serem desenvolvidas no dia a dia do profissional em TI
O trabalhador que almeja o crescimento profissional dentro da carreira de Tecnologia da Informação, precisa praticar algumas qualidades no dia a dia do trabalho:
- Ter uma boa comunicação com o time e com os clientes;
- Ter habilidades para resolver problemas;
- Ter resistência para trabalhar sob pressão;
- Ter facilidade para se adaptar a novidades e imprevistos que possam surgir.
Para que isso ocorra da melhor forma, o profissional pode procurar por cursos fora da sua área. Um bom exemplo é o curso de teatro, que permite uma desenvoltura e interatividade, aprimorando a comunicação.
Também é importante que o profissional participe de reuniões, eventos, trabalhos e apresentações em grupo, estimulando suas habilidades comunicacionais. Além disso, ele pode solicitar feedbacks de seus colegas que apontem onde ainda precisa se desenvolver.
Ter uma visão de negócios é um grande diferencial
Acumular certificados de cursos e treinamentos não terá tanto efeito se não entender as necessidades do mercado de trabalho.
Mais do que ser um profissional da Tecnologia da Informação, é preciso ter interesse em negócios e demonstrar conhecimento sobre o assunto. Para que isso ocorra, pode-se ouvir podcasts sobre a área de negócios (IdeiaCast, Data Hackers, por exemplo). É viável, também, fazer uma leitura sobre os resultados de empresas da área da tecnologia, que possuem capital aberto nos sites como Magazine Luiza, Vale, Itaú, Nubank, entre outros.
Mantenha-se sempre conectado
Mesmo que o profissional esteja empregado e se sente realizado na função, é importante que mantenha uma conexão com o que está acontecendo na área de TI e em outras.
Siga pessoas que são consideradas referências
Para se manter atualizado, procure acompanhar personalidades de destaque. O LinkedIn divulga, anualmente, a lista dos “top voices”, que são pessoas com perfis que são referências e tem para todas as áreas.
Seja ativo nas comunidades
Participe de grupos de discussão a fim de manter o relacionamento com as pessoas da sua área escolhida e saber das notícias atualizadas.
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