Atualmente no Brasil um número superior a 30 milhões de pessoas sofrem com problemas de hipertensão, e esses dados são do próprio Ministério da Saúde. Assim, a temida pressão alta restringe a qualidade de vida de muitos brasileiros que, em sua maioria, não dão conta de controlar a doença crônica de forma adequada e eficiente. Por mais surpreendente que pareça, o percentual dos que conseguem fazer esse controle é de apenas 10%.
Além disso, muitos indivíduos não sabem que essa doença não é apenas uma doença corriqueira, mas é também a principal causa de mortes no Brasil.
Outro ponto que muitos cidadãos desconhecem é que os indivíduos que sofrem de hipertensão têm benefícios, que podem auxiliá-los nessa batalha contra a doença.
Quer saber quais são os benefícios que podem ajudar a pessoa que convive com a pressão alta? Continue a leitura do texto até o final!
As consequências da falta de sintomas da hipertensão
Primeiramente é importante destacar o caráter silencioso dessa doença. Pois na maioria dos casos, ela não apresenta sintomas aparentes, que desperte a atenção do paciente. Sendo assim, o cuidado com a pressão alta e o combate à doença se tornam uma tarefa desafiadora. O indivíduo, sem perceber a presença da doença, ou demora para buscar ajuda, ou busca quando sofre consequências severas. Afinal, quando os sintomas dão sinais da existência da comorbidade, eles normalmente já se apresentam na forma mais grave, a exemplo de um infarto.
Embora sendo uma doença grave e com um grande número de incidência entre a população, uma grande quantidade de brasileiros com pressão alta, não buscam seus direitos. Esses benefícios, que a legislação garante a esses cidadãos, podem ser um auxílio importante nessa trajetória de combate a enfermidade.
Afastar-se do trabalho, um dos direitos de quem sofre com hipertensão
A princípio, é preciso deixar claro que problemas de pressão alta, por si só, não tem o poder de afetar a capacidade laborativa do paciente. Entretanto, existem casos pontuais que exigem tratamentos distintos, que a doença crônica pode sim exigir o afastamento temporário do trabalho, podendo gerar certa incapacidade momentânea do segurado, impedindo-o de desenvolver sua função no ambiente de trabalho.
Desse modo, na hipótese acima, os indivíduos com problemas referentes à pressão arterial, podem requerer o auxílio-doença do INSS. Contudo, é importante destacar que é necessário a apresentação de provas da incapacidade temporária para o trabalho para que haja a concessão do benefício. A comprovação pode ser através de:
- Laudos médicos;
- Atestados;
- Prescrições de medicamentos.
Outro ponto a salientar, é que o auxílio se destina a situações mais graves que podem desencadear situações mais complexas, a exemplo de um AVC.
Aposentadoria por incapacidade permanente
Quanto ao benefício permanente, já se torna um caso mais complexo. Pois seu objetivo é atender aqueles indivíduos que apresentam incapacidade total e contínua para a atividade laborativa. E a hipertensão, normalmente não torna o indivíduo total e permanentemente incapaz de exercer um trabalho.
Todavia, nos casos de indivíduos cuja doença tenha se agravado, culminando com episódios de AVC (acidente vascular cerebral) gerando sequelas que tornam o paciente incapaz de trabalhar, estes podem buscar a aposentadoria por invalidez.
Além dos benefícios que destacamos acima, os brasileiros ainda podem contar com medicação gratuita e isenção do IR (Imposto de Renda).
Agora que você conhece os benefícios que podem auxiliar o indivíduo com hipertensão, busque seus direitos. Volte para mais informações.