Todo mundo que investe no mercado financeiro tem o desejo de ganhar dinheiro e isso não é novidade para ninguém. Contudo, existem formas de aumentarem os seus rendimentos no longo prazo, principalmente quando falamos de ações. Nessa modalidade, as Small Caps podem ser excelentes formas de ter retornos acima da média do mercado.
Por isso, vamos entender mais sobre do que se tratam essas empresas, bem como vamos dar algumas dicas. Dentre elas, como comprar e como saber as empresas certas para que você tenha, ao longo do tempo, uma rentabilidade alta.
O que são as Small Caps?
Small Caps são empresas comuns, listadas em bolsa de valores. Elas existem em todos os países e a estratégia de investir nelas é universal. Isso porque, diferentemente das empresas maiores, elas têm alto potencial de crescimento e, com isso, o preço das ações também tendem a subir. Por isso que muitos investidores recorrem a elas nas suas carteiras.
Dessa forma, essas empresas menores não são líderes em mercados e também não têm a tendência de pagar bons dividendos. Isso porque elas preferem reinvestir o dinheiro em seu próprio negócio, para tentar crescer ainda mais. Nesse processo, as empresas vão se especializando e tendo cada vez mais lucros. Com isso, o preço das ações tendem a crescer. Foi o caso da Magazine Luiza, que cresceu muito e deu retornos de mais de 5.000% aos acionistas que participaram do IPO dela.
Contudo, atualmente a empresa não é mais uma Small Cap e, por isso, é importante que você entenda que para investir nelas, você precisa analisar a sua carteira de forma recorrente. Isso não quer dizer que você deva vender e comprar muitas vezes, mas deve saber do panorama da empresa e de como ela se comporta no mercado em que ela atua. Apesar disso, a principal dificuldade é saber quais as Small Caps perfeitas para você.
Como escolher as empresas?
Não existe uma fórmula exata para escolher as melhores Small Caps. Isso porque as empresas têm diferentes características, além de o mercado esperar coisas diferentes de cada uma delas. Contudo, existem semelhanças entre as empresas que mais subiram nos últimos anos.
A principal delas é que dão lucros recorrentes. Isso acontece porque, para crescer, a empresa precisa de dinheiro. Com lucros recorrentes, as empresas têm maior margem para crescimento, o que agrada os investidores. Além disso, outra característica forte é um baixo diviend yield.
Além disso, para ter maiores chances de sucesso nesse investimento, você deve diversificar a sua carteira entre várias companhias de tamanhos semelhantes. Para isso, uma excelente saída é buscar os materiais de recomendação das corretoras, que fazem isso de forma gratuita, muitas vezes. Por último, mantenha os investimentos para o longo prazo. Isso porque as empresas precisam de tempo para crescer, o que resulta que a sua carteira também precisará de tempo para ter bons retornos.
Por outro lado, você não precisa investir em diversas empresas, caso não tenha conhecimento. Você pode investir no ETF SMAL11, que tem como estratégia investir apenas em empresas de crescimento.