A fila do INSS tem quase 1,8 milhão de requerimentos. Isso porque o órgão recebe cerca de 800 mil solicitações novas a cada mês. Esse número somado aos pedidos que acumularam durante os anos acabaram formando uma fila de espera para a análise das solicitações dos benefícios.
Medidas como a criação do Portal de Transparência, mudança na presidência e bônus para os servidores, são algumas das tentativas para amenizar este cenário.
Quer saber mais sobre a fila do INSS? Então, continue conosco na leitura deste texto.
Tempo que as pessoas estão na fila do INSS
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirmou que o governo deseja fazer com que a análise de todos os pedidos ocorra dentro de um prazo de até 45 dias ainda em 2023.
Conforme as informações que Lupi apresentou, apenas 36% das respostas das solicitações estão dentro deste de prazo de 45 dias. 24% estão dentro do prazo de 46 dias até noventa dias. Bem como, 27% das solicitações esperam de 91 a 180 dias para obter resposta. 11% de 181 a um ano e por fim, 2% esperam mais de um ano. Este último Lupi definiu como “vergonhoso”.
Fila do INSS possui diferentes pedidos
De acordo com o anúncio do ministro Carlos Lupi, mais de 1,7 milhão de requerimentos formam a fila do INSS. Esta fila possui diferentes solicitações dos benefícios, por exemplo, aposentadoria ou pensões, assim como análises de perícias médicas.
Portal da transparência
O Ministério da Previdência e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fizeram no meio desta semana o lançamento do Portal da Transparência Previdenciária, que poderá ser acessado por todos os brasileiros. As informações terão suas atualizações a cada mês a fim de que todas as pessoas possam acessar os dados.
No portal estão disponíveis a quantidade de requerimentos, sejam eles deferidos ou indeferidos, que o INSS realizou. Da mesma maneira que os benefícios como aposentadoria, pensão por morte, Benefício de Prestação Continuada (BPC), etc.. Haverá também a disponibilização de informações acerca das perícias médicas.
Mudança na presidência do INSS
O Diário Oficial da União (DOU) publicou a nomeação de Alessandro Stefanutto para a presidência do INSS. Ele ocupava o cargo de diretor de Orçamento, Finanças e Logística do INSS e também teve participação no grupo técnico de Previdência Social no período do governo de transição. Ele entrará no lugar de Glauco André Fonseca Wamburg.
De acordo com o que foi divulgado pelo governo, a efetivação da troca ocorreu por conta do suposto uso indevido de passagens e diárias. A denúncia ocorreu através do portal Metrópoles.
Tentativa de diminuir a fila do INSS
O ministro, em união com o novo presidente do INSS, afirmou que editarão a MP a fim de fornecer um bônus para que os funcionários possam atender mais pedidos. Diminuindo, portanto, a fila do INSS. Essa medida funcionará no contraturno. A saber, o valor máximo do pagamento será de dez mil reais e, para os peritos médicos, de 18 mil reais.
Você acha que a fila do INSS poderá gerar uma situação crítica aos cidadãos brasileiros? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários abaixo!