Sim, é isso mesmo que você leu. Temos mais uma turbulência envolvendo o Sisu 2024 (Sistema de Seleção Unificada).
Desta vez, instituições tiveram que adiar a divulgação do resultado da lista de espera para as vagas não preenchidas por conta de problemas de informações passadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Siga a leitura para ficar por dentro da situação.
Problemas com a lista de espera do Sisu
A saber, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) suspenderam a publicação da primeira lista de espera do Sisu 2024.
De acordo com as instituições, a decisão foi tomada após pedido do Ministério da Educação, Secretaria de Ensino Superior (SESU) e da Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior (DIPES).
A UFPB afirmou que, de acordo com a Pró-reitoria de Graduação (PRG), ocorreu uma “inconsistência no sistema de cotas, na ampla concorrência e nas ações afirmativas das universidades públicas federais subordinadas à União”.
Aliás, a instituição de ensino também informou que está acompanhando todo o processo junto ao MEC e, assim que finalizado, a convocação será publicada nos canais oficiais da instituição.
Já a Universidade Federal de Campina Grande informou que o Ministério da Educação disponibilizou um arquivo com as informações da lista de espera, mas retirou o acesso das universidades e pediu para desconsiderar o documento.
A informação foi confirmada pelo presidente da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) da UFCG, Matheus Paquali.
Diante desse cenário, o presidente da Comprov pediu que os candidatos permaneçam tranquilos porque a lista será divulgada após os ajustes necessários e liberação do MEC.
Quando virão as novas listas do Sisu?
Os editais do processo seletivo da UFPB e UFCG não informam uma previsão para a publicação das listas.
Na Paraíba, apenas a Universidade Estadual da Paraíba divulgou a primeira lista de espera. O Instituto Federal da Paraíba também não divulgou o documento.
Processo tem apresentado diversas inconsistências
Para quem não acompanhou todo o desenrolar do Sisu 2024, cabe mencionar que o MEC admitiu que os resultados do Sisu foram divulgados “de maneira indevida” na manhã do dia 30 de janeiro.
Na ocasião, durante uma janela de aproximadamente 25 minutos, as listas de aprovados que apareceram no site não estavam corretas, afirmou a pasta.
Com isso, apesar de parecer pouco tempo, foi o suficiente para acabar com os sonhos de muitos candidatos.
Em resumo, o que aconteceu foi que a página do Sisu saiu do ar logo depois de divulgada e foi republicada em 31 de janeiro, com as classificações definitivas e diferentes daquelas já exibidas na véspera.
Desse modo, candidatos que chegaram a comemorar a aprovação na universidade descobriram que “perderam” a vaga.
“O que houve foi uma divulgação indevida de resultados provisórios, ainda não homologados, durante 25 minutos da manhã do dia 30 de janeiro. A ocorrência está sendo rigorosamente apurada”, disse o MEC.