Ansiedade pura! O Ministério da Educação (MEC) divulga nesta terça-feira (30), o resultado dos selecionados na primeira chamada do processo seletivo de 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Você vai poder conferir tudo na página do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A saber, são ao todo, 264.360 vagas disponíveis, distribuídas entre 127 instituições de educação superior participantes do programa.
Resultado do Sisu
Cabe ressaltar que as inscrições ocorreram no período entre 22 a 25 de janeiro, e as matrículas acontecem do dia 1º ao dia 7 de fevereiro.
Ainda mais, entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro, estudantes não selecionados no Sisu devem manifestar o seu interesse em participar da lista de espera.
Depois, o resultado da lista de espera terá as datas definidas por cada universidade.
Mais sobre o Sisu
O Sisu é um sistema eletrônico gerido pelo MEC para as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.
Em suma, o sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.
Mudança nas cotas
É interessante mencionar que o Sisu oferece vagas via Lei de Cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Contudo, neste ano, foram anunciadas algumas mudanças para a candidatura a essas vagas:
- Todos os candidatos concorrerão, primeiramente, às vagas de ampla concorrência;
- Caso não alcancem as notas nesta modalidade e façam parte de algum dos grupos de cotas (os critérios são de raça e de renda), aí, sim, entrarão na disputa pelo benefício;
- Com isso, se uma pessoa autodeclarada preta, por exemplo, tirar uma nota mais alta que a exigida na ampla concorrência, será aprovada na “lista geral” e não tirará a vaga de um cotista com desempenho mais baixo;
- Até o Sisu 2023, quem tinha direito às cotas já participava, desde o início, de uma classificação à parte, separada da ampla concorrência.
Ainda aproveitando para falar de mudanças, vale explicar que o Sisu terá uma edição única em 2024.
Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo vai acontecer nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.
Total de vagas do Sisu
Neste ano, o Sisu conta com 264.181 vagas, distribuídas entre 6.827 cursos de 127 instituições de educação superior. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lidera a lista com um total de 9.240 vagas.
Para ficar totalmente por dentro do tema, pode consultar a lista completa neste link.
Com informações da Agência Brasil