O Ministério da Educação (MEC) definiu os prazos de inscrição do Sisu, Prouni e Fies para o primeiro semestre de 2023. Segundo o calendário divulgado, as inscrições para o Sisu serão realizadas entre 28 de fevereiro e 3 de março, com resultado final divulgado em 7 de março.
Já para o Prouni, se iniciará em 7 de março e será encerrado no dia 10 do mesmo mês, com resultado da primeira chamada divulgado em 14 de março e da segunda no dia 28 de março. E, no caso do Fies, as inscrições estarão abertas entre 14 e 17 de março, com resultado da chamada única no dia 21 do mesmo mês.
Além disso, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que interfere nas seletivas, será divulgada em fevereiro. Ainda não sabe as diferenças entre os processos seletivos e como funcionam? Confira abaixo:
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
O Sisu seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. Os candidatos são selecionados com base na nota do Enem, de acordo com a quantidade de vagas por curso e modalidade de concorrência, conforme escolhido na inscrição.
As vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada são distribuídas, seguindo as determinações da Lei de Cotas (Nº 12.711/2012), assim como políticas e ações afirmativas (políticas sociais de combate a discriminações) adotadas por instituições públicas de ensino superior.
Podem se candidatar todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Enem, sendo necessário ter nota na prova de redação maior do que zero e não ter declarado estar na condição de treineiro.
Programa Universidade para Todos (Prouni)
Através do Prouni, são ofertadas bolsas de estudo para alunos de baixa renda (integrais ou parciais) em cursos de graduação e de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
Para participar, é necessário atender às regras com relação à renda familiar, ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem, ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas provas, não ter zerado a redação e não ter participado do exame como treineiro.
Ainda, é preciso atender a uma das condições abaixo.
- Ter cursado:
- o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- professor da rede pública de ensino, exclusivamente, para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso, não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
O Fies tem como objetivo conceder o financiamento integral ou parcial das mensalidades do curso de ensino superior de escolha do estudante. De acordo com o Ministério da Educação, o fundo possibilita juros zero e uma escala de financiamento que, varia conforme a renda familiar do candidato.
Pode se inscrever neste processo seletivo, o candidato que participou de alguma edição do Enem, realizada a partir de 2010, tenha obtido média nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. É necessário ainda possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.
Saiba como se preparar para participar dos processos seletivos
Todas as informações a respeito do Sisu, Prouni e Fies, assim como o direcionamento para suas páginas de inscrição, foram reunidos no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para a inscrição em qualquer um dos processos seletivos, é necessário possuir uma conta ou se cadastrar no site www.gov.br, que dá acesso aos serviços do Governo Federal.
Confira o passo a passo para as inscrições.
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): após realizar o login, confirme os seus dados e então inicie a inscrição. Selecione até duas opções de curso, dentre as ofertadas, e a modalidade de participação. Logo, confira as informações e confirme a inscrição;
- Programa Universidade para Todos (Prouni): realize o login no portal, confirme os dados e escolha, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno, dentre as bolsas disponíveis. Também é possível optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas. Confira as informações e confirme a inscrição;
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): depois de efetuar o login, preencha as informações solicitadas no sistema de inscrição do Fies, escolha até três cursos de graduação, dentre os disponíveis no grupo de preferência, confira as informações e confirme a sua inscrição.
Em todos os processos citados, é possível alterar as opções escolhidas durante o período de inscrições, mas vale ressaltar que, ao encerrar este prazo, a última alteração feita será considerada a válida pelo sistema de cada programa.
Veja também: Salário mínimo: veja benefícios que mudam com novo valor
Sou a Eduarda Ferreira, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor, parabéns nota 10.