Um economista destacou o número expressivo de vagas que estão sobrando, pelo seu não preenchimento, no SISU de 2022. As inscrições para o programa, que vai disponibilizar aproximadamente 220 mil vagas gratuitas para a realização de cursos superiores, serão abertas hoje, dia 16 de fevereiro, e irão até 24 deste mês. Por isso que hoje, nós vamos indicar se o SISU pode ter vagas sobrando e como participar.
Como funciona o SISU hoje?
Para ajudar mais pessoas a terem ascensão aos cursos de graduação em instituições públicas, criou-se o SISU (Serviço Seletivo Uniformizado), que permite que os candidatos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) concorram a vagas em universidades públicas do Brasil. Neste ano, são 226.399 vagas para 6.402 programas de formação.
Antigamente, os alunos tinham que fazer o vestibular para a universidade de sua escolha para se matricular em cursos de nível superior. No entanto, esses vestibulares muitas vezes aconteciam nas mesmas datas, obrigando os alunos a escolher entre instituições concorrentes. A frequência de tais eventos ficou bem reduzida graças ao SISU.
Número total de vagas não preenchidas no SISU
O economista Ricardo Henriques explicou no programa Conselho de Classe da CBN a respeito do significativo número de vagas que não foram ocupadas devido à falta de candidatos do programa. Este fato, se justifica, de acordo com ele, pela queda nas matrículas devido ao menor número de pessoas fazendo o ENEM, uma vez que o SISU usa somente a nota do exame mais recente.
O SISU tem uma série de problemas que precisam de correção, mas vamos apontar apenas em dois deles. Uma coisa que não faz parte do SISU, mas ainda tem um grande efeito, é a grande queda nas matrículas do ENEM, o que significa que menos alunos terão acesso ao sistema. Só para não esquecermos: em 2016, 8,6 milhões de alunos fizeram a matrícula no ENEM. Em 2022, esse número caiu para 3,4 milhões.
Ricardo imediatamente fez referência a um estudo inacabado do pesquisador da UFRJ Daniel Castro, no qual Castro apresenta informações sobre o não preenchimento de vagas do SISU em universidades públicas.
Pelo que foi possível constatar até o momento, o número de vagas não preenchidas passou de 462 em 2017 para 19.106 em 2022.
Dicas para te ajudar a se sair bem na classificação do SISU 2023
Ricardo acredita que a falta de orientação profissional no ensino médio é a culpada pelo não interesse por estas vagas. É importante para ele refinar o programa incluindo, então, elementos como políticas de permanência e continuidade de alunos no curso superior. Para ter uma boa classificação no SISU, a regra é obter uma nota maior no ENEM e poder se candidatar às melhores vagas.
Outra questão para ir bem no ENEM, é investir em estudar para além dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Bem como conseguir relacionar os conteúdos de sala de aula com as aplicações cotidianas destes conteúdos. É o famoso: “Para que serve isso que estou estudando?”
Por fim, dando uma avaliada nas últimas provas do ENEM, percebe-se a cobrança do uso do conhecimento que se adquire na escola. Muitas vezes, o estudante, decora aquele assunto na escola, e não sabe onde pode aplicar aquele conhecimento.