Na terça-feira, dia 28 de fevereiro, o Banco Central reabriu a consulta ao Sistema de Valores a Receber. Com esse serviço, é possível entender se uma parcela do dinheiro “esquecido” em bancos e instituições financeiras pertence a você!
Além da consulta desses valores, que estava suspensa desde 2022, o saque do dinheiro também está novamente disponível, para aqueles que possuem alguma quantia esquecida por aí! De acordo com o SVR, estão aptos a receber algum valor mais de 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs!
Então, se você está se perguntando como fazer para confirmar que uma parte desse dinheiro é seu, e mais importante, como ter acesso a ele: Não se preocupe! Você vai conferir o passo a passo desse processo que é super simples, e pode ser feito de maneira online.
DÉCIMO TERCEIRO salário vai ser ANTECIPADO? Veja a data de pagamento em 2023
Como saber se eu tenho algum dinheiro no Sistema de Valores a Receber?
Em primeiro lugar, é necessário consultar as informações do SVR para saber se você tem algum valor para receber. Esse procedimento é feito de forma online, através de um site do governo que você pode acessar clicando aqui!
Atenção: Esse site é o único local onde é possível acessar informações corretas sobre os valores de maneira segura!
Já na página inicial do site, você vai encontrar um botão com o seguinte texto: “Consulte se tem valores a receber”. Após clicar nesse ícone, você será redirecionado(a) a uma página onde deve preencher seus dados (veja na imagem abaixo).
Assim, você vai preencher seus dados e clicar no botão “consultar”. Em poucos segundos, as informações aparecerão na sua tela, e você será informado(a) caso tenha ou não algum dinheiro guardado e que pode ser recebido.
ÓTIMA NOTÍCIA para aposentados e pensionistas do INSS
Como consultar informações sobre empresas ou parentes falecidos no Sistema de Valores a Receber?
Se por acaso você estiver em dúvida se tem algum valor para receber em nome da sua empresa, vai fazer a consulta da mesma maneira citada acima. Entretanto, ao invés de CPF, vai digitar o CNPJ da empresa em questão!
Além disso, se você deseja consultar valores referentes à contas de um parente que já faleceu, o procedimento também é o mesmo. Nesse caso, basta digitar o número de documento da pessoa falecida no momento da consulta.
AUXÍLIO MÃE SOLTEIRA: Data de pagamento do auxílio já foi definida?
Possuo dinheiro para sacar! Como fazer?
Se ao terminar a sua consulta no Sistema de Valores a Receber você percebeu que possui sim algum dinheiro disponível, tem direito a receber esse valor. Os saques estarão disponíveis a partir do dia 7 de março de 2023, às 10 horas!
Nesse dia, você deve fazer login na sua conta do governo digital. Depois disso, vai acessar a aba “Meus Valores a Receber” e conferir seus dados pessoais, e dados da instituição que deve devolver o valor. A seguir, deve solicitar o pagamento do seu dinheiro, informando uma chave Pix para o recebimento do valor.
Mesmo que você forneça uma chave Pix, é possível que a instituição realize o pagamento do valor através de TED ou DOC diretamente na conta da chave Pix que você forneceu. Depois disso, você receberá seu dinheiro em até 12 dias úteis.
Como ter acesso aos valores de pessoas falecidas?
Se ao realizar a consulta de uma pessoa falecida, você constatou que existe um valor a ser recebido, o procedimento é um pouco diferente. Você deve acessar a sua conta do governo digital da mesma maneira, fazendo seu login.
Depois disso, deve selecionar a opção “Valores para Pessoas Falecidas” dentro do sistema. Dando continuidade ao procedimento, deve informar informações sobre a pessoa em questão, indicando o número do CPF dela e sua data de falecimento.
A seguir, o site vai pedir que você concorde com um termo de responsabilidade, referente a consulta de dados confidenciais de terceiros. Lembre-se que, têm direito ao acesso a essas informações e, posteriormente, ao dinheiro da pessoa falecida, as seguintes pessoas:
- Herdeiro(a);
- Testamentário(a);
- Inventariante;
- Representante Legal.
Para completar, você vai informar os dados da instituição financeira que deve realizar o pagamento do valor. Em adição, vai precisar entrar em contato com esta instituição, para se informar sobre a documentação necessária que você precisa apresentar para reaver o dinheiro da pessoa falecida.
Novidades do Sistema de Valores a Receber em 2023
O Banco Central anunciou algumas mudanças referentes ao Sistema de Valores a Receber, além de reativá-lo esse ano. Essas novidades foram implementadas como forma de facilitar o acesso as informações e o recebimento dos valores para aqueles que possuem esse direito.
Algumas alterações que surgiram foram:
- Sala de espera virtual sem agendamento (Sem necessitar de agendamento, e sem tempo limite de acesso nas consultas);
- Compartilhamento dos processos de solicitação, até mesmo pelo WhatsApp, para facilitar o armazenamento de comprovantes por parte do solicitante;
- Consulta de valores de pessoas falecidas, por meio de seus representantes legais e demais pessoas que tenham esse direito;
- Transparência para quem possui uma conta conjunta (O titular de determinada conta pode acessar o sistema e ver se o outro titular fez algum tipo de solicitação referente ao SVR).
Como se proteger de golpes referentes ao Sistema de Valores a Receber
É muito importante ficar atento e realizar os procedimento corretos para receber o dinheiro que é seu por direito, e evitar cair em golpes. Infelizmente, existem pessoas que procuram lucrar de maneira criminosa com essa questão.
Em primeiro lugar, lembre sempre que o único site onde você pode consultar e solicitar o pagamento dos seus valores, é o site oficial do governo, valoresareceber.bcb.gov.br! Além disso, todos esses serviços são inteiramente gratuitos – você não precisa realizar nenhum tipo de pagamento.
Tenha sempre em mente que o Banco Central não envia links e tampouco faz contato com você para falar sobre valores, ou até mesmo para confirmar seus dado pessoais (O banco, entretanto, pode sim fazer isso).
Para concluir, evite clicar em links suspeitos, que são enviados com certa frequência através de e-mails, SMS, e aplicativos como WhatsApp ou Telegram. Procure sempre acessar o site oficial de maneira direta. Dessa forma, você garante que está acessando o endereço correto, e pode consultar suas informações com segurança.