Você sabe quais são as estratégias utilizadas pelas grandes empresas para um bom sistema de inteligência de marketing?
Por definição, chamamos de sistema de inteligência de marketing todo e qualquer conjunto de fontes e de procedimentos que são utilizados pelos administradores para que eles consigam obter as informações diárias necessárias para dentro dos eventos da área de marketing.
Estes eventos de marketing, para quem não sabe, s]ao as informações que tem a ver com a empresa junto ao seu mercado, inclusive o seu setor de marketing. Isso vale para:
- Fornecedores;
- Distribuidores;
- Funcionárias da empresa;
- Pesquisas na internet;
- Livros;
- Jornais;
- Conversas com clientes;
- Reuniões com outras empresas.
E dentro de cada uma dessas vertentes, há estratégias para que o sistema de inteligência seja funcional.
Estratégias para o sistema de inteligência de marketing
De acordo com os autores Kotler e Keller, uma empresa pode utilizar várias estratégias para ampliar e melhorar o seu sistema de inteligência de marketing. Quer saber quais sãos as principais delas? Então dá só uma olhadinha nessa lista:
Motivação da equipe de vendas para localizar e relatar novos acontecimentos
É aqui que entra o famoso cliente oculto. Uma pessoa contratada por uma agência de marketing responsável por se passar por cliente para coletar informações sobre a concorrência.
Conhecer melhor a sua concorrência A empresa pode buscar informações através de representantes, clientes, transportadoras e também ao ter acesso a relatórios da concorrência.
Lembre-se: qualquer busca ou consulta sobre seus concorrentes precisa ser de forma legal e ética.
Feedback online para captação de informações de marketing
Esta é uma das ferramentas mais utilizadas, pois através desses sistemas de inteligência de marketing a empresa consegue coletar um alto número de dados de diversos clientes simultaneamente e de forma automática.
Use e abuse de fontes de dados governamentais
Essas pesquisas são capazes de fornecer para sistema de inteligência de marketing o mapeamento de características sociais, demográficos e econômicos. Inclusive, fornece a estrutura do mercado atual. Além do IBGE, você pode utilizar as pesquisas específicas de mercado como:
- Abras;
- Abimac
- Abia;
- Febraban;
- Newsletters setoriais;
- Boletins especializados.
- Ter clientes consultivos
Crie painéis de clientes consultivos que podem ser clientes representativos ou de grande porte. Aposte nos mais francos e experientes.
E você? Quais estratégias tem utilizado dentro do sistema de inteligência de marketing? Conta para gente nos comentários.