A ansiedade é caracterizada por muitos pensamentos, em sua maioria negativos ou cheios de preocupações. As pessoas que sofrem com os transtornos de ansiedade costumam ter vários sintomas decorrentes dela, inclusive fisicamente. Por isso, para saber quais são os sintomas físicos da ansiedade, continue lendo esta matéria.
Você pensa demais? Siga essas 5 dicas para se preocupar menos
Insônia
Um dos sintomas físicos da ansiedade é a insônia. Ela se manifesta nas pessoas ansiosas porque elas pensam muito e, quando vão dormir a noite, não conseguem relaxar. Por isso, passam noites em claro. Junto com a insônia vêm sintomas como irritabilidade no dia a dia.
Ausência de apetite
Muitas pessoas, quando estão ansiosas, costuma sentir um “nó na garganta”, o estômago parece mais apertado por isso, elas perdem o apetite. Muitas vezes, mesmo forçando a alimentação, ela não é feita de forma adequada, ficando abaixo da quantidade necessária. Por isso, muitas pessoas ansiosas tendem a perder peso e a ficarem muito magras, o que coloca em risco sua saúde.
Apetite exagerado
Outras pessoas manifestam como sintomas físicos da ansiedade o apetite exagerado. Elas não conseguem parar de comer, mesmo tendo a sensação de estarem satisfeitas. Por isso, essas pessoas correm o risco de desenvolverem o sobrepeso e até mesmo doenças, como a obesidade.
Cansaço constante
O cansaço constante é sintoma da ansiedade. Ele acontece não apenas com aquelas pessoas que não conseguem dormir a noite e acordam cansada. Isso porque as pessoas ansiosas gastam muita energia e focam muito em seus problemas, o que leva a um quadro de exaustão mental e física.
Dor de cabeça
Muitas pessoas manifestam dor de cabeça como sintomas físicos da ansiedade. Essas pessoas não conseguem relaxar e tensionam os músculos, fazendo com que a dor venha. Geralmente, essa dor pode ser afastada com um relaxante muscular. Contudo, é preciso sempre consultar um médico para tratar sua causa principal: a ansiedade.
Ficar em silêncio: isso pode ser muito bom para você, veja porque
Dor no maxilar
Pessoas muito ansiosas tendem a desenvolver uma condição chamada bruxismo. Ela é caracterizada pelo aperto do maxilar quando a pessoa dorme. Ou seja, ela dorme, mas não consegue relaxar, descontando toda sua tensão no maxilar, fazendo com que ele doa durante o dia.
Dor de barriga/diarreia
Pessoas que são muito ansiosas, quando têm um problema para resolver, costumam ter sua digestão atrapalhada, ou seja, elas tendem a ter dor de barriga e diarreia, até que o problema seja resolvido. Isso também pode incorrer em perda de peso.
Sintomas durante a crise de ansiedade
Os sintomas mencionados até agora podem acontecer devido à decorrência da ansiedade no dia a dia. Contudo, os sintomas mais intensos costumam acontecer durante uma crise de ansiedade, ou seja, eles acontecem durante um momento de pico de ansiedade e podem demorar alguns minutos até passarem. São eles:
- tremedeira
- suor frio
- formigamento nas mãos
- falta de ar
- dificuldade de deglutição
- palpitações
- dor no peito
- tontura
- desmaio
- vômito
Por fim, é muito importante procurar um médico para fazer a orientação correta. Isso garante a qualidade de vida da pessoa ansiosa, através do tratamento correto.
Emoção e finanças: o que uma tem a ver com a outra? Veja aqui