Os sintomas da tuberculose variam dependendo dos órgãos infectados com o bacilo da tuberculose. A tuberculose é, então, uma infecção de crescimento lento e os sintomas aparecem gradualmente, tornando-os difíceis de identificar no início da doença.
Quais são os sintomas da tuberculose?
Quando uma pessoa tem tuberculose ativa, ela se queixa, portanto, de:
- não estar em boa forma;
- sofrer de fadiga crônica;
- perda de peso;
- ataques febris;
- dores nas articulações;
- suores noturnos.
Esses sintomas são, portanto, uma reminiscência da tuberculose quando persistem por mais de três semanas. Quando a tuberculose atinge os pulmões, a pessoa, então, sofre de tosse persistente, falta de ar e, nas formas avançadas, saliva com sangue.
Outras formas de tuberculose
A tuberculose também pode, portanto, afetar os gânglios linfáticos, ossos, invólucros dos pulmões, coração, cérebro e medula espinhal, bem como os rins, bexiga ou laringe. Às vezes, a tuberculose se espalha por todo o corpo (isso é chamado de tuberculose “miliar”).
Essas formas não pulmonares de tuberculose tendem, então, a afetar crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas. Eles são vistos em cerca de um quarto das pessoas com tuberculose.
Complicações
Sem tratamento, a tuberculose ativa se desenvolve de forma diferente dependendo da pessoa e da eficácia de sua imunidade. Em metade dos casos, causa a morte da pessoa após meses de infecção. Em um quarto dos casos, então, torna-se crônico (dura vários anos durante os quais a pessoa está contaminada). Finalmente, no último trimestre dos casos, ele cura espontaneamente.
Com tratamento adequado e acompanhamento longo o suficiente, a tuberculose é curada em 90% dos casos.
As informações sobre os sintomas da tuberculose foram úteis? Compartilhe conosco a sua opinião!