Os sintomas de TDAH, ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta 3,5 a 5,6% das crianças em idade escolar.
Frequentemente, os pais percebem um excesso de agitação desde a idade de andar, ou alertam-se ao entrar na comunidade. Na maioria das vezes, é ao entrar na escola que as famílias procuram ajuda. Desde o início da escola primária, as necessidades educacionais aumentam. Sendo assim, o distúrbio causa dificuldades de aprendizagem e distúrbios sociais e familiares que preocupam as famílias e as obrigam a consultar.
Sintomas de TDAH
Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade (TDAH) tocam em tudo e fazem barulho. Além disso, sempre mexem com alguma coisa nas mãos, não conseguem esperar a vez, esquecem e perdem suas coisas.
Às vezes estão de bom humor, às vezes de mau humor sem ninguém saber por quê. Eles reagem muito fortemente aos eventos ao seu redor, muitas vezes com reações inadequadas e desproporcionais à situação.
Para a família, social, escola, seu comportamento é de difícil manejo, por isso a criança com TDAH é muitas vezes rejeitada, punida e colocada de lado. Ainda assim está em busca de um afeto permanente e muitas vezes ansiosa.
Além dos aspectos difíceis de gerir no dia-a-dia, a sua imaginação transbordante, a sua grande criatividade, a sua hiperatividade com muitos projetos e o seu grande interesse por tudo o que os rodeia promovem trocas de grande riqueza, mas o contexto deve ser claro.
As informações sobre os sintomas de TDAH foram úteis? Compartilhe conosco a sua opinião!