A variação da temperatura neste inverno vem aumentando a incidência de gripes e resfriados. Além disso, o tempo seco também favorece essa condição, que acaba sendo ainda mais preocupante em época de pandemia.
Muitos indivíduos vêm evitando a presença em serviços de saúde, a fim de evitar aglomerações principalmente em locais de risco.
Esse fato acaba resultando em um hábito muito perigoso, a automedicação, visto que alguns medicamentos para combater os sintomas da gripe e resfriado são vendidos sem a necessidade de prescrição médica.
Uma alternativa para fugir dos perigos da automedicação ou evitar o abuso das substâncias químicas presentes nos remédios convencionais é buscar recursos naturais, como por exemplo, o uso da planta sabugueiro.
Benefícios do sabugueiro
A flor seca do sabugueiro pode ser considerada uma alternativa natural para ajudar a amenizar os sintomas de gripes e resfriados.
Isso porque a planta oferece propriedades expectorantes, além de estimular a circulação sanguínea e produção do suor.
A flor do sabugueiro também contém elementos antivirais e anti-inflamatórios tópicos, ideais para combater os principais incômodos das doenças respiratórias.
Além de gripes e resfriados, o sabugueiro também é indicado para o tratamento de outras condições. Veja algumas delas!
- Febre
- Tosse
- Rinite
- Sintomas alérgicos
- Feridas
- Abscessos
- Acúmulo de ácido úrico
- Problemas renais
- Hemorroidas
- Hematomas
- Frieiras
- Reumatismo
Dicas de uso
Vale lembrar, que apenas as flores da planta devem ser utilizadas já que são elas que possuem as propriedades funcionais. Já partes como o caule, frutas verdes e até as folhas do sabugueiro devem ser evitadas.
Além disso, os frutos do sabugueiro quando consumidos em excesso pode provocar um efeito laxativo.
Para aproveitar das propriedades medicinais do sabugueiro é indicado fazer uma lavagem das flores e deixá-las secar naturalmente ao sol.
O uso mais propício é através do chá quente, já que garante maior concentração das flores, além de ser uma ótima pedida para o inverno.
Para preparar o chá de sabugueiro, basta adicionar uma colher das flores secas em uma xícara de água fervente. Logo após é só esperar 10 minutos para que a infusão esteja pronta e coar.
O ideal é consumir até três xícaras da bebida ao dia, porém seu consumo deve ser evitado por gestantes e lactantes.
Mais alternativas naturais para gripes e resfriados
Além do chá de sabugueiro existem outras alternativas naturais, que podem ajudar a aliviar os sintomas de gripes e resfriados.
As principais são:
- Chá de mel e limão
- Chá de equinácea
- Chá de alho
- Chá de gengibre
Os chás são apenas complementos para ajudar a combater os sintomas da gripe, entretanto, caso o quadro esteja mais grave é ideal buscar atendimento médico.
Veja mais: Alimentação de inverno: Determinadas frutas e legumes agem como imunizantes