Se você ainda não tem filhos, saiba que os sintomas de gravidez ou TPM podem ser bem parecidos para quem não teve a experiência de gerar um filho. Por isso, algumas mulheres acabam sofrendo antecipadamente por não saberem quando realmente estão grávidas e acabam ficando desesperadas com a possibilidade de ter um filho antes da hora.
Se você está nessa dúvida entre os sintomas de gravidez ou TPM, veja as diferenças abaixo e não se preocupe antes de ter certeza sobre o que está acontecendo. Confira:
Veja as diferenças entre os sintomas de gravidez ou TPM
Em primeiro lugar, saiba que a principal diferença entre os sintomas de gravidez ou TPM é a falta de menstruação que acontece todos os meses. Além disso, o aumento dos enjoos matinais que ocorrem apenas durante a gestação são indícios de um primeiro trimestre de gravidez.
Ademais, os sintomas de TPM que se inicia pouco antes da menstruação duram apenas 15 dias, enquanto os sintomas de gravidez podem continuar acontecendo durante os meses em que a gestação está em andamento. Por isso, veja abaixo as diferenças entre sintomas de gravidez e TPM. Confira:
Diferenças entre gravidez e TPM
Para saber a diferença entre os sintomas de gravidez ou TPM, basta que a mulher fique atenta às seguintes mudanças:
Sangramento
Se você, mulher, está apenas com TPM, sua menstruação deve continuar acontecendo normalmente. No entanto, caso note que existe um pequeno sangramento rosado que é encontrado no momento em que está fazendo suas necessidades fisiológicas, saiba que esse é um dos sinais de gravidez inicial.
Enjoos
Exceto em alguns casos de mulheres que possuem um sistema imunológico mais fragilizado, os enjôos não são comuns durante a TPM. No entanto, como todos devem saber, as grávidas sentem enjoo quase a todo momento, especialmente durante a manhã logo após acordar.
Mamas
A diferença entre gravidez ou TPM também pode ser visível nas mamas, já que não existe alteração na aparência delas durante a Tensão Pré Menstrual. Quanto à sensibilidade maior dos seios nessa fase, isso logo é normalizado e deixa de ser sentido quando a menstruação acontece.
No entanto, o aumento da sensibilidade constante durante duas semanas, bem como o escurecimento das aréolas e aparecimento de veias sob a pele é um bom indicativo de que você pode estar grávida. Por isso, basta notar fatores como esses para ter certeza sobre as diferenças entre gravidez ou TPM.
Cólicas
As cólicas aparecem com frequência tanto em gestantes como em mulheres com TPM, mas a intensidade entre as grávidas é menor, quando isso acontece. Por isso, caso você seja uma daquelas mulheres (já que não são todas) que sofrem com cólicas abdominais, saiba que a intensidade maior pode ser um sinal de que não está grávida.
Apesar de todas as diferenças entre gravidez ou TPM que citamos acima, muitas delas são bem sutis e pouco perceptíveis. Por isso, sempre vale a pena realizar exames de farmácia ou laboratoriais para ter certeza se é TPM ou se você está mesmo grávida.