O inverno chegou, e com ele, os problemas respiratórios. Hoje vamos falar sobre sintomas de bronquite em crianças. Continue com a gente aqui do Brasil 123 e veja quais são e identifique o problema, para que você saiba o que fazer e como tratar. Então, se você tem crianças em casa, não deixe de ler até o final para não perder nenhum detalhe!
O que é bronquite?
Você provavelmente já ouviu falar em bronquite. Esse grave problema no trato respiratório e que acomete muitas pessoas, nada mais é do que a inflamação da mucosa dos tubos brônquios, que por sua vez, são responsáveis por levar o ar para dentro e para fora dos pulmões.
A bronquite pode se propagar de inúmeras formas, como por exemplo através de beijos ou bebidas compartilhadas, gotículas respiratórias no ar através da tosse ou espirro ou tocando em uma superfície contaminada.
A bronquite pode ser causada por uma infecção respiratória viral, por isso é importante ter cuidado, tanto para não propagar o vírus, quanto para não se contaminar com ele.
Sintomas de Bronquite em crianças
Como vimos, a bronquite é uma infecção dos brônquios respiratórios geralmente causada por uma infecção respiratória.
Na época de frio, a imunidade fica mais baixa, o que deixa o corpo suscetível a estas infecções e consequentemente, à bronquite, principalmente em crianças.
Para tratar de forma adequada, você precisa identificar o problema, e para isso, o primeiro passo é saber quais os sintomas da bronquite em crianças e bebês.
Listamos a seguir alguns dos principais sintomas da doença, confira:
- Falta de ar;
- Chiado no peito;
- Tosse produtiva ou carregada de mucosa;
- Febre e nariz entupido;
- Vômito;
- Irritabilidade;
- Cansaço.
Em casos de bronquite aguda, a criança pode apresentar ainda, fraqueza e sonolência. Nesse caso, é importante buscar o auxílio de um pediatra o mais rápido possível, pois talvez seja necessário empregar o uso de antibióticos.
Soluções caseiras para tratar a bronquite em crianças
Se acaso seu filho começar a apresentar algum dos sintomas citados acima, pode ser que ele esteja com bronquite. E enquanto a doença está em sua fase inicial, mais fraca, é possível tratá-la em casa, para que não evolua para o caso mais grave da doença.
Alguns cuidados simples, podem surtir bons resultados na respiração dos pequenos.
Usar vaporizadores ou inaladores à noite, por exemplo, pode ser uma boa pedida, pois eles hidratam e ajudam a dilatar os brônquios respiratórios, aliviando os sintomas da doença.
A hidratação também é de extrema importância para ajudar o corpo a se recuperar da infecção. Além disso, evitar se expor a fatores que fazem com que a doença piore como chuva e poeira, por exemplo, pode ser vital para a boa recuperação do seu pequeno.
Agora que você já sabe quais os sintomas e como tratar bronquite em crianças, fique atento aos sinais da doença. Portanto, evite se molhar ou passar frio desnecessariamente e cuide de seus pequenos, afinal, com a chegada do frio, nosso corpo precisa de cuidados.