Você sabia que mais de 200 milhões de pessoas são atingidas pela sarna humana por ano? E que elas se desenvolvem com mais facilidade em lugares quentes como o Brasil? Por isso que hoje, nós vamos indicar os principais sintomas da sarna e como se precaver.
Saiba de primeira mão, que a sarna humana, é diferente da sarna que atinge os animais de estimação, portanto, nós não pegamos sarna dos nossos pets. Leia com atenção e artigo, e saiba quais são os sintomas da sarna e como se precaver dela.
O que é a sarna que atinge as pessoas humanas?
Também chamada de escabiose, a sarna humana é causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei var. hominis, que são microscópicos e assim, não são possíveis de observar a olho nu. Seus lugares “preferidos” para ficar e se reproduzir são: roupas, lenções, colchões, travesseiros e sofás.
Assim, “pegamos” sarna quando ocorre um contato mais demorado com o local infectado. Desta forma, esse ácaro troca de “casa”, e começa a morar na pele das pessoas causando muitos problemas. A transmissão ocorre por contato direto, ou pelo uso de objetos de uso comum.
Traduzindo, para pegar a sarna no ambiente é mais difícil, mas para transmitir de pessoa para pessoa é muito mais fácil. Agora saiba quais são os sintomas da sarna:
Quais são os sintomas causados pela sarna humana?
Para saber se você está infectado com sarna humana, é só perceber a existência de seu maior sintoma: a coceira intensa. Esta coceira pode ocorrer nas seguintes regiões: axilas, mamilos, pulsos, genitais e pés.
Além de sentir esse sintoma que causa bastante incomodo, é possível que apareçam pequenas bolinhas vermelhas, que ao coçar, forma uma casca na pele, e nos locais em que a sarna está presente, ocorre o surgimento de linhas vermelhas pequenas, muito parecidas com arranhões.
Como é feito o tratamento para a sarna humana?
A partir do diagnóstico realizado por um médico clínico geral ou dermatologista, é possível que ele receite medicamentos específicos como: ivermectina, permetrina ou benzoato de benzila.
Uma vez que uma pessoa da família seja diagnosticada com sarna, todos os familiares que moram na casa, mesmo que não apresentam sintomas, devem ser tratados com pomadas ou comprimidos por 3 dias. E repetir o tratamento após 7 dias, para evitar a reinfecção.
Como se prevenir da sarna humana?
A prevenção da sarna humana, ocorre com a utilização de bons hábitos de higiene, tanto do corpo, quanto do ambiente em que moramos.
Assim, é importante tomar banho todos os dias, além de não usar itens pessoais juntamente com outras pessoas, confira abaixo quais são esses itens:
- Toalhas de banho e de rosto;
- Roupas íntimas;
- Escovas e pentes de cabelo;
- Aparelhos para fazer barba.
Outro cuidado importante, é manter a higiene dos locais em que você frequenta, e evitar ir em lugares que possuem aglomeração de pessoas. Nos ônibus coletivos, procure sempre higienizar as mãos ao entrar em contato com as superfícies de uso comum. Outra atitude é trocar de roupa diariamente, e manter sempre que possível os ambientes abertos, arejados e com a incidência de sol.
Cuide-se, a sarna não mata, mas incomoda bastante.