A alimentação, sem dúvidas, é um dos meios mais estratégicos para conquistar saúde, prevenir doenças e, é claro, garantir mais prazer e bem estar.
Para todas as condições, inclusive, todas as faixas etárias e fases da vida de um indivíduo, há um tipo de alimento propício para garantir determinado benefício.
Na menopausa, não poderia ser diferente. Nesta etapa que marca o fim da idade reprodutiva da mulher, através da última menstruação, é comum uma queda hormonal, que acaba trazendo inúmeros sintomas.
Além de buscar auxílio médico para garantir o equilíbrio dos hormônios e logo, mais qualidade de vida neste processo, a mulher pode também complementar os cuidados com uma alimentação estratégica, focada nos reflexos da diminuição dos incômodos da menopausa.
Entre os principais, a soja ganha destaque e isso já foi comprovado, inclusive, em estudos. Veja mais!
Soja X menopausa
De acordo com um estudo da North American Menopause Society, a soja pode reduzir um dos sintomas mais incômodos e reclamado pelas mulheres na Menopausa, o famoso calorão.
As ondas de calor deste período são consequência da queda repentina do estrogênio, hormônio responsável pela regulação da temperatura corporal. Com a ingestão adequada de alimentos de soja, este incômodo sintoma pode ser reduzido em até 84%.
Vale destacar, que neste estudo não foi utilizada nenhuma medicação a base de hormônios, apenas a integração de meia xícara de grãos cozidos de soja todos os dias, normalmente acrescentadas em uma sopa ou salada.
Além disso, as participantes mantiveram durante o estudo, uma dieta diária com baixo teor de gordura à base de plantas.
O estudo seguiu por 12 semanas, revelando uma diminuição das ondas de calor em 79% das mulheres e em 59%, o fim das ondas moderadas a graves.
Mais benefícios da soja
Além de este recente estudo apontar a soja como um alimento estratégico na menopausa, o grão ainda traz outros benefícios à saúde. Confira os principais!
- Reduz o risco de doenças cardiovasculares
- Alivia os sintomas da TPM
- Previne alguns tipos de câncer
- Favorece a saúde dos ossos e pele
- Favorece a saúde dos ossos e pele
- Ajuda na perda de peso
Todos esses benefícios se devem ao fato, que a soja é um grão rico em fenólicos como as isoflavonas, que protegem o corpo de algumas doenças crônicas e sintoma típicos hormonais.
O alimento também contém fibras, ácidos graxos insaturados (ômega-3), proteínas de baixo valor biológico e algumas vitaminas do complexo B, C, A e E, além de minerais como o magnésio e potássio.
Por ser uma proteína vegetal, o grão é bem comum em cardápios vegetarianos e veganos, substituindo a carne, mas ela deve ser incluída em qualquer tipo de alimentação, visto seus inúmeros benefícios.
Leia mais: Nevoeiro mental: Sintoma atípico pode aparecer na menopausa