Síndrome metabólica (SM) é a associação de obesidade, resistência insulínica, intolerância à glicose, hipertensão e dislipidemia. A ocorrência de SM está associada ao aumento de risco para diabetes tipo 2 (DM 2) e doenças cardiovasculares. Em outras palavras, a síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.
Se esta antes era considerada uma doença tipicamente de adulto, o aumento dos índices de obesidade infantil e em adolescentes tem levado ao diagnóstico de SM em idades cada vez mais precoces.
Diagnóstico da síndrome metabólica
A síndrome metabólica pode ser diagnosticada em crianças, a partir dos 10 anos de idade, pela presença de obesidade abdominal e de duas ou mais manifestações clínicas, entre elas: triglicérides aumentados, HDL (“colesterol bom”) baixo, hipertensão arterial ou hiperglicemia.
Consequências
Esse hábito contínuo gera consequências para o organismo como um todo, principalmente gordura no fígado e inflamação do tecido adiposo. Assim, consequentemente, há resistência insulínica, acarretando em estresse oxidativo (desequilíbrio entre a presença de substâncias pró-oxidantes e antioxidantes).
Estudos
Estudos têm demonstrado que o excesso de frutose tem um impacto significativo no desenvolvimento da síndrome, provavelmente pelo potencial inflamatório da frutose. No entanto, o consumo de frutas não é prejudicial, pois a frutose combinada com fibras, minerais e vitaminas têm uma absorção mais lenta.
O problema reside no excesso, principalmente com o consumo abusivo de alimentos com frutose derivada do xarope de milho, como refrigerantes, biscoitos, e vários produtos adoçados. Siga uma dieta mais viva, rica em alimentos naturais e pobre em produtos industrializados.
Por isso, fique atento. Se seu filho(a) está acima do peso, procure tomar cuidados importantes com a alimentação dele(a), incentivar a prática de atividades físicas. E, claro, busque orientação com um Endocrinologista Pediátrico.
Veja também: cinco motivos para as mulheres não ingerirem açúcar.
Gostou do artigo? Então, deixe o seu comentário e compartilhe em suas redes.